Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
primeira edição

Feira de Engenharia e Tecnologia de Lavras incentiva cultura científica e inovação entre jovens

Escrito por Laís Naves | Publicado: Terça, 07 Outubro 2025 18:01 | Última Atualização: Sexta, 17 Outubro 2025 11:02
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na sexta-feira (3/10) ocorreu a primeira Feira de Engenharia e Tecnologia de Lavras vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com apoio da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), a iniciativa busca estimular a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo entre jovens estudantes e educadores da educação básica e técnica do sul de Minas Gerais.

A feira busca envolver a comunidade escolar com exposição de projetos e discussão de ideias, fomentando a criatividade e o pensamento crítico em temáticas ligadas a STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A ocasião reuniu projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio das redes pública e privada de Lavras. nota tec 5

Um dos difernota tec 6enciais da Feira está na forma como integra conceitos de sustentabilidade. Estudante do nono ano no Colégio IMP, Felipe Vilas Boas Juliatte explica como esse conceito foi incorporado ao seu projeto. “Nosso tema é a ‘A importância da reciclagem do óleo de cozinha’. A nossa escola é ecoponto de coleta de óleo para ser reciclado, por isso a gente fez parceria com três instituições: a Bio Recicla, o G-Óleo/UFLA e a Copasa. De maio a setembro arrecadamos mais de 700 litros de óleo, o que deixa de poluir mais de 17 milhões de litros de água. Todo nosso óleo é destinado para fazer sabão ou para o biodiesel”. 

O projeto dos estudantes do terceiro ano da Escola Estadual Doutor João Batista Hermeto, Íthallo Guilherme Coelho de Paula e Davi Levi Gabriel Neto, também integram a sustentabilidade. “Nós fizemos uma mini estação metereológica que mede a umidade do ar, pressão atmosférica e a temperatura nessa maquete, e eu gostei muito de fazer.” comenta Íthallo. “Eu gostei mais da parte de usar os sensores.” complementa Davi Levi, “eles foram responsáveis por extrair do ambiente as informações sobre temperatura, umidade e pressão. A nossa ideia é ajudar as pessoas a reconhecerem o nível de umidade e evitar que elas passem mal.” conclui. 

Familiares também foram prestigiar o evento. Como Simone Barbosa Carvalho, mãe da estudante do primeiro ano do ensino médio Lívia Barbosa de Carvalho que destaca o interesse da filha por ciência e o apoio que recebe em casa. “Ela gosta muito de biologia. O projeto dela vê quais os efeitos de diferentes agentes poluentes no desenvolvimento de feijão, com um viés de sustentabilidade importante, principalmente frente ao nosso mundo que está precisando de tantos melhoramentos.” explica. 

Além de funcionar como uma vitrine para jovens talentos, a Feira de Engenharia e Tecnologia de Lavras tem como meta estruturar-se para filiação à FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) em 2026, ampliando as oportunidades para os participantes se destacarem em nível nacional. 

 

Acesse as fotos.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção