Projeto da UFLA ensina informática a alunos da Apae Lavras e fortalece a inclusão digital
Aprender a digitar, criar um e-mail e navegar com segurança na internet são algumas das habilidades desenvolvidas por participantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Lavras), por meio de um projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), voltado ao ensino de informática básica. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, em dois turnos, no Laboratório 6 do Departamento de Computação (DCC/UFLA). O objetivo é contribuir para a inclusão digital e a preparação para o mercado de trabalho.
Coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet/UFLA) Hermes Pimenta de Moraes Júnior, o projeto nasceu de uma parceria entre a Universidade e a Apae. A Associação já mantinha um programa voltado à inserção no campo profissional, mas foi identificada a necessidade de ampliar a familiaridade desses alunos com ferramentas digitais para garantir outras oportunidades. “O ensino da informática amplia as possibilidades de inserção no mercado, abrindo caminho para novas vagas e melhores colocações”, explica o coordenador.
O entusiasmo é evidente entre os participantes. “Gosto de aprender coisas novas, como mexer no computador, criar e-mail, imprimir e tirar print. Caso eu necessite ir para um trabalho que precise disso, acho que vou estar mais preparado para trabalhar lá”, revela Lucas Sales Carvalho, um dos assistidos pela Apae.
Para alcançar esses resultados, os conteúdos abordados nas aulas são preparados de maneira prática e acessível. Os monitores – estudantes de graduação da UFLA – organizam apostilas, slides e atividades que envolvem desde o uso básico do computador até o desenvolvimento de competências digitais mais amplas. “Combinamos aulas expositivas com atividades práticas”, conta a estudante de Sistemas de Informação e voluntária no projeto Giovanna Silva Lisboa. “Durante toda essa trajetória, aliás, o maior aprendizado que tive foi a empatia: entender o tempo e o limite de cada um e adaptar o ensino de forma respeitosa.”
Os envolvidos no projeto ainda relatam que os participantes valorizam a oportunidade de frequentar a Universidade. Para a pedagoga da Apae/Lavras, Marcela Silva de Souza Lima, o projeto é um grande ganho para todos. “Hoje, nossos meninos já acessam sites e realizam tarefas básicas com mais segurança. Como trabalhamos a preparação para o mercado de trabalho, essa formação vem somar. Eles ganham mais autonomia, conhecimento e autoestima só de estarem na UFLA, em um ambiente diferente, sentem-se valorizados.”
Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para saber mais sobre o projeto:
Correção do vídeo: A estudante voluntária no projeto é Giovanna Silva Lisboa, de Sistemas de Informação.
Matéria: Claudinei Rezende. Revisão: Cibele Aguiar. Fotos: José Vítor Machado.


