II Seminário “Espiritismo em Lavras” resgata a história e a memória das casas espíritas da cidade
No dia 21 de outubro, o Anfiteatro do Departamento de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu o II Seminário Espiritismo em Lavras: História e Memória das Casas Espíritas. Realizado em referência ao nascimento de Allan Kardec — codificador da Doutrina Espírita, nascido em 3 de outubro de 1804 —, o evento teve como objetivo promover o aprendizado e o reconhecimento da trajetória das instituições espíritas de Lavras, destacando sua contribuição para a formação social, cultural e espiritual do município.
O Seminário foi realizado pelo grupo de estudos da UFLA "Diálogos – Observatório da Diversidade Religiosa", em parceria com a Aliança Municipal Espírita de Lavras, o 20º Conselho Regional Espírita e a Livraria André Luiz.
A programação contou com palestras de Luiz Carlos Fernandes, presidente da Aliança Municipal Espírita de Lavras e coordenador de estudos na Sociedade Espírita Ismael, e de Vinícius Ferreira Batista, professor, historiador e escritor, além de apresentador do programa Alvorada Espírita Cristã, transmitido pela Rádio Cultura de Lavras. A mediação ficou a cargo de Laís Helena de Andrade Silva, voluntária das casas espíritas de Lavras e proprietária da Livraria André Luiz, que também integrou a equipe organizadora do evento.
Um dos destaques do encontro foi a Roda de Conversa, que reuniu voluntários de 11 casas espíritas da cidade. Durante o diálogo, foram compartilhados relatos, registros e memórias que contribuíram para reconstruir a história das instituições espíritas locais e evidenciar o papel dessas entidades na consolidação do Espiritismo em Lavras.


