Estudantes são premiados na VIII Olimpíada Lavrense de Matemática da UFLA
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou nessa quinta-feira (6/11) a cerimônia de premiação da VIII Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM). O evento ocorreu no Salão de Convenções da UFLA, reunindo estudantes premiados, professores, familiares e autoridades acadêmicas em um momento de celebração do talento e do incentivo ao aprendizado da matemática.
A OLM é uma iniciativa do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada da UFLA, com apoio do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET), da Pró-Reitoria de Extensão, Esportes e Cultura (Proec), e da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática.
A mesa de honra contou com a presença da pró-reitora de Graduação, professora Míriam Monteiro de Castro Graciano, representando o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo; do pró-reitor de Extensão, Esportes e Cultura, professor Carlos Eduardo Silva Volpato; do diretor do ICET, professor João Domingos Scalon; do chefe do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada, professor Ricardo Edem Ferreira; e do coordenador da OLM, professor Marlon Pimenta Fonseca. Durante os pronunciamentos, os representantes da UFLA destacaram a importância da Olimpíada como espaço de estímulo ao raciocínio lógico, ao interesse científico e à valorização da educação matemática na formação de jovens talentos.
O coordenador do evento, professor Marlon Pimenta Fonseca, ressaltou o papel essencial das escolas e dos professores para o sucesso da iniciativa, lembrando que a primeira fase da competição ocorre nas próprias instituições de ensino: “Sem o apoio das escolas, a gente não consegue realizar este trabalho. A primeira fase ocorre nas escolas: são os professores que aplicam e corrigem as provas, e fazem isso simplesmente pelo prazer de ver seus alunos se destacarem. A eles, o nosso agradecimento”, afirmou. O professor também expressou gratidão às famílias que incentivaram os alunos a participar e celebrar o resultado: “Como pai, sei o quanto é emocionante ver o filho se dedicar e conquistar um resultado como este. A matemática é desafiadora, e ver esses meninos e meninas sendo reconhecidos por seu talento é motivo de muito orgulho para todos nós”, destacou.
Nesta edição, mais de 6 mil estudantes participaram da primeira fase, e apenas 37 foram premiados na cerimônia final — um número que, segundo o coordenador, demonstra o alto nível de desempenho dos competidores. “Eles são crianças e jovens muito especiais. Mostraram talento muito cedo e têm um grande potencial pela frente. É fundamental que continuemos incentivando esses estudantes, porque eles podem alcançar o que quiserem. Hoje, temos aqui um grupo de talentos que merecem ser celebrados”, concluiu Marlon.
Premiados da VIII Olimpíada Lavrense de Matemática
Nível 1 – 6º e 7º anos
Menção Honrosa
Rafael Tavares Couto – Colégio Tiradentes da PM-MG
Vitória Lopes Silva – Escola Cooperativa de Ensino e Integração
Raphael Fernandes de Souza – Colégio IMP
Álvaro Pereira Alexandre – Colégio IMP
Davi Carvalho Pereira – Colégio Universitário Professor Canísio Ignácio Lunkes
Nícolas Rios Campos Viana – Escola Cooperativa Gralha Azul
Cecília de Andrade Andrade – Escola Municipal Álvaro Botelho
Bronze
Mateus Pacheco Machado – Fadminas
Cássio Resgala Carvalho Martins – Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Sophia Azevedo Viana – Colégio Tiradentes da PM-MG
Giovana Sousa Azevedo – Escola Cooperativa de Ensino e Integração
Glória Silva Cançado – Escola Municipal Álvaro Botelho
Giovana Yankous Machado Resende – Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Luca Soares Sousa – Instituto Presbiteriano Gammon
Estela de Rezende Arruda – Colégio Tiradentes da PM-MG
Prata
Alice Rabelo Almeida – Instituto Presbiteriano Gammon
Laís Trindade Santos – Instituto Presbiteriano Gammon
Clara Fernandes Vilas Boas – Instituto Presbiteriano Gammon
Lucas Dias Santos – Colégio Tiradentes da PM-MG
Ouro
Ana Clara Mansur Vilas Boas – Instituto Presbiteriano Gammon
Nível 2 – 8º e 9º anos
Bronze
Guilherme Naves Xavier – Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Ester Lima de Carvalho Ribeiro – Colégio Tiradentes da PM-MG
Prata
Ian Andrade Vieira – Escola Cooperativa Gralha Azul
Ouro
Gabriel de Carvalho Castro – Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Carlos Henrique Pereira – Colégio Tiradentes da PM-MG
Nível 3 – Ensino Médio
Menção Honrosa
Gustavo de Oliveira Faria Santos – Fadminas
Heloísa Costa Moreira – Colégio Tiradentes da PM-MG
Gabriel Alves Pereira – Instituto Presbiteriano Gammon
Álvaro Resgala Carvalho Martins – Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Sarah Boaventura Novaes – Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Bronze
Pedro Henrique Rodrigues Carvalho – Colégio Universitário Professor Canísio Ignácio Lunkes
Miguel de Castro Borges – Colégio IMP
Rafael Oliveira da Silva – Colégio Universitário Professor Canísio Ignácio Lunkes
Prata
Bruno Jeunon – Instituto Presbiteriano Gammon
Natan Amaral Uchôa – Colégio Universitário Professor Canísio Ignácio Lunkes
Pedro Guimarães Medeiros – Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Ouro
Otávio Henrique do Valle – Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Confira todas as fotos do evento clicando na imagem abaixo


