Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Mês da Consciência Negra

IV Fórum Sul-Mineiro de Conselhos Municipais de Igualdade Racial ocorre nesta quinta e sexta-feira na UFLA

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quarta, 26 Novembro 2025 15:16 | Última Atualização: Sexta, 28 Novembro 2025 09:02
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), o IV Fórum Sul-Mineiro de Conselhos Municipais de Políticas de Igualdade Racial e Entidades Afins , encontro regional dedicado ao debate público sobre equidade racial, políticas afirmativas e fortalecimento institucional de conselhos municipais. A programação, realizada  no Anfiteatro do Departamento de Agronomia (DAG), reunirá pesquisadores, gestores públicos, parlamentares, lideranças comunitárias e representantes de cidades de todo o Estado.O evento é destinado à comunidade da UFLA, de Lavras e região. Para emissão de certificado, as inscrições podem ser feitas em sig.ufla.br. 

Com o tema “Educação, representatividade e justiça: lideranças negras traçando caminhos de equidade e resistência para superar o racismo e fortalecer laços ancestrais” , o Fórum busca promover o diálogo entre ciência, educação, comunicação, políticas públicas e experiências comunitárias que têm impulsionado avanços na promoção da igualdade racial no sul de Minas.

Programação

As atividades começam na quinta-feira (27/11), às 9h, com a palestra de abertura sobre Diversidade Religiosa e Igualdade Étnico-Racial , ministrada por Rafael Rodrigues de Castro , doutorando em Administração pela UFLA, coordenador do Diálogos – Observatório da Diversidade Religiosa, e presidente do Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial de Lavras.

Ao longo do dia, serão realizadas mesas-redondas que abordarão temas como a participação de pesquisadores negros na ciência e os desafios e conquistas para ampliar a representatividade na produção científica; a Política Nacional de Equidade e Educação para as Relações Étnico-Raciais (PNEERQ) e suas experiências na superação do racismo e das desigualdades educacionais; além do debate sobre empreendedorismo negro , crescimento, sustentabilidade e redes de apoio para a superação das desigualdades econômicas e sociais.

Na sexta-feira (28/11), a programação tem início às 9h, com a mesa-redonda “Cidades Antirracistas — Compromissos e Ações dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e Gestores Públicos na Promoção de Políticas de Igualdade Racial”, que será realizado no anfiteatro do Departamento de Adminsitração Pública (DAP). Ao longo do dia, o público poderá acompanhar debates e palestras sobre temas, como o legado negro na cultura e na história de Lavras, protagonismo e representatividade de vozes negras na mídia , e narrativas de inovação em linguagem e tecnologia. 

O encerramento ocorre na noite de sexta-feira, com a mesa institucional “Conselhos Municipais de Igualdade Racial: Desafios, Resistência e Protagonismo na Construção de Políticas Públicas” .

Pré-fórum on-line abriu reflexões sobre saúde planetária e justiça racial

Como prévia das atividades do Fórum, na noite de terça-feira (25/11), foi realizado, de forma virtual, o debate sobre “Saúde Planetária: desafios e conexões entre equidade e igualdade racial na construção da justiça socioambiental”.

As discussões reuniram pesquisadores de diferentes regiões do País, que analisaram como a crise climática e seus impactos ambientais recuam de forma desigual sobre populações historicamente vulnerabilizadas. Entre os temas abordados, estiveram o racismo ambiental, a governança colaborativa, as políticas de saúde e o papel da educação na construção de sociedades sustentáveis ​​e antirracistas.

Confira a programação completa: 

 programacao forum jpegprogramacao forum dois jpeg

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção