Festival de Ginástica marca encerramento das atividades do projeto em 2025 - confira as fotos
Na noite da última quarta-feira (10/12), a comunidade lavrense pôde prestigiar as habilidades e a dedicação dos participantes da “Ginástica na UFLA”, projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras. O evento marcou o encerramento das atividades no ano de 2025, reunindo centenas de pessoas, que vibraram a cada movimento dos jovens talentos se apresentando no Ginásio do Departamento de Educação Física (DEF).
De acordo com o coordenador do projeto e diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, professor Luiz Henrique Maciel, o sucesso da iniciativa neste ano se mostra em números: são cerca de 250 crianças atendidas no projeto, que conta com uma fila de espera de mais de 600 pessoas. A ginástica aeróbica na Universidade também retomou características profissionais em 2025, com a conquista do título de campeã por equipe na categoria Infanto-Juvenil do Torneio Nacional, além de diversas medalhas em provas individuais e coletivas da competição e do Campeonato Brasileiro.
As crianças que ingressam no esporte se encantam pela modalidade. É o caso da Alana, de 6 anos. A mãe, Anna Carolina Costa Moncayo, fala orgulhosa sobre a paixão da filha pela ginástica, que se reflete em outras atividades cotidianas. “Na escola, os colegas e a professora já a referenciam como uma ginasta. E ela gosta de apresentar essas habilidades em outras atividades escolares, por exemplo, como foi na festa de encerramento do ano letivo,” conta. De acordo com Anna, o projeto tem um nível diferenciado de ginástica. “Antes de vir para a UFLA, minha filha já treinava ginástica. Mas ainda não fazia alguns movimentos básicos, como a estrela e a ponte. Logo no primeiro ano de prática aqui, ela já aprendeu e se desenvolveu muito”, revela.
O esporte exige força, flexibilidade, controle corporal e muita dedicação. Participantes que se destacaram nesses quesitos ao longo do ano tiveram uma surpresa especial, sendo convidadas a integrar a equipe de competição oficial da Universidade no próximo ano - trajetória similar à percorrida pela Laura de Souza Raimundo, de 9 anos, que ingressou no projeto em 2024 e em 2025 passou a treinar na UFLA três vezes por semana para competir. Apesar do pouco tempo como ginasta, Laura, que é estudante da Escola Municipal Oscar Botelho, já conquistou a medalha de vice-campeã por equipe no campeonato brasileiro.
Além da série de apresentações dos participantes do projeto, as equipes de competição da UFLA contagiaram a plateia e inspiraram as crianças com suas performances. Também a ex-atleta e egressa da UFLA, a treinadora Caroline Santiago, e a equipe unificada de cheerleading da UFLA apresentaram seus números .
Mais informações sobre o projeto “Ginástica na UFLA” pelo instagram @ginasticaufla .
Clique na imagem para ver as fotos do evento de encerramento da “Ginástica na UFLA”



