O XVII Programa de Verão da UFLA aborda Inteligência Artificial
O Departamento de Estatística, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), promove, a partir do dia 25 de fevereiro, próxima quarta-feira, a XVII edição do Programa de Verão. A proposta é proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo, reunindo estudantes, pesquisadores e profissionais em um espaço de troca qualificada de saberes e experiências.
O evento é aberto a estudantes de graduação e de pós-graduação vinculados à UFLA, estudantes egressos, docentes, servidores técnico-administrativos e à comunidade externa que faça parte da área ou tenha interesse nela. As inscrições devem ser realizadas até o dia 24 de fevereiro, um dia antes do início do evento, pelo SIG-UFLA. Todas as atividades serão on-line, por meio do canal do YouTube do Departamento de Estatística da UFLA.
A programação segue até o dia 5 de março. Entre as atividades, está prevista a palestra da professora Camila Ferreira Azevedo, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), sobre métodos de aprendizado estatístico e inteligência artificial para impulsionar a predição e a associação genômica em programas de melhoramento.
Haverá ainda o minicurso de introdução ao software SAS, ferramenta utilizada para gerenciamento avançado de dados, análises estatísticas e mineração de dados, por meio da plataforma SAS OnDemand for Academics, gratuita para estudantes, docentes e pesquisadores independentes.
O Programa de Verão também conta com duas disciplinas, com aulas teóricas e práticas: “Fundamentos de Programação”, com o objetivo de introduzir os fundamentos da lógica e da linguagem de programação (código GES135); e “Introdução aos Experimentos Planejados” (código GES136), que busca fornecer aos discentes conhecimentos de estatística básica e ferramentas para o domínio do protocolo experimental.
Aqueles que se inscreverem no SIG-UFLA para obtenção de certificado devem manter presença mínima de 70% do total das atividades (minicursos, palestras e tutoriais) nas quais o participante estiver inscrito. No caso das atividades com duração superior a um dia, a presença mínima exigida será de 75%.


