Projeto EduCom Ciência da UFLA integra o Mapa Brasileiro de Educação Midiática
Selecionado entre 226 iniciativas mapeadas em todo o País, o projeto EduCom Ciência, realizado pela Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Dcom/UFLA), agora integra o Mapa Brasileiro de Educação Midiática. Lançada pelo Governo Federal em 10/2, a plataforma interativa organiza e reúne experiências que promovem o pensamento crítico, a cidadania digital, a análise da mídia, a produção de conteúdo, a checagem de fatos e o letramento digital.
A plataforma é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), em parceria com a Unesco, o Governo do Reino Unido e a Agência Porvir, dedicada a soluções em comunicação e inovações comunicacionais. O mapeamento foi desenvolvido a partir de um processo colaborativo iniciado com a Consulta Pública sobre Educação Midiática (2023-2024), que recebeu 496 inscrições de instituições de ensino, governos locais e organizações da sociedade civil. Em 2025, a curadoria final foi consolidada com apoio técnico internacional.
Para a coordenadora do projeto Educom, a jornalista Ana Eliza Alvim, a inclusão no mapa consolida o trabalho realizado pela UFLA e revela caminhos para uma comunicação da ciência efetivamente dialógica, construída com a participação do público por meio de iniciativas de coprodução, e consolida-se como aprendizagem institucional. “O projeto demonstra que a Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia — um processo naturalmente desafiador — pode assumir, ao mesmo tempo, o compromisso com o diálogo e a participação social. Além disso, é uma iniciativa que promove a educação midiática, desenvolve habilidades de comunicação nos participantes e estimula o interesse pelo ensino superior e pela ciência. ”, afirma.
Sobre o EduCom Ciência
A cada oficina do EduCom Ciência, os alunos participantes foram convidados a investigar questões presentes em suas comunidades, buscar explicações científicas e entrevistar pesquisadores sobre temáticas científicas escolhidas por eles mesmos. O aprendizado incluiu etapas como elaboração de roteiros, redação jornalística, gravação e edição de vídeos. Veja os vídeos produzidos pelos participantes em todas as edições.
Antes dos participantes do Programa BIC Júnior, que desenvolveram suas atividades na UFLA em 2025, a iniciativa alcançou, desde 2023, estudantes do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet) e de diferentes escolas da rede pública: das escolas estaduais Firmino Costa e Dora Matarazzo, de Lavras (MG), e da Escola Estadual Sara Kubitschek, de Carrancas (MG).
O EduCom Ciência faz parte do programa institucional “Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência”, que tem o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O projeto encerrou-se com 80 oficinas realizadas desde 2023, 86 jovens participantes, 18 vídeos produzidos e 24 pesquisadores colaboradores.
Clique e assista ao vídeo sobre o EduCom Ciência.
Festival lavrense de filmes também integra projeto federal
O Festival Socioambiental de Filmes, VERdeCINE, sediado em Lavras (MG), também foi incluído no Mapa Brasileiro de Educação Midiática. A iniciativa desenvolve, ao longo do ano, uma programação com ações abertas a toda comunidade lavrense e do entorno, e convida pessoas conhecedoras dos temas tratados nos filmes a somar reflexões e saberes. A proposta é utilizar o audiovisual como ferramenta para estimular diálogos sobre temas ligados ao ser humano na sua interação com o meio ambiente.
O Festival conta com diversas parcerias regionais e apoiadores, entre eles a UFLA, para a exibição audiovisual, oficinas e bate-papo. Já na sua primeira edição, em 2024, o evento levou 400 crianças ao cinema da cidade, muitas delas pela primeira vez, para assistir a filmes selecionados com curadoria cuidadosa. A cada série de exibições, são realizados debates sobre os temas abordados e atividades relacionadas aos conteúdos apresentados.


