Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Esporte de Alto Rendimento

Estudante da UFLA participa de marca histórica do Brasil no Mundial de Revezamentos

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 08 Mai 2026 07:42 | Última Atualização: Sexta, 08 Mai 2026 07:43
Gentileza solicitar descrição da imagem

A estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Jaíny Suelen dos Santos Barreto integrou a equipe brasileira feminina do revezamento 4x400 metros durante o Mundial de Revezamentos realizado nos dias 2 e 3 de maio, em Gaborone, Botswana. A atleta participou da semifinal e da segunda rodada da competição, contribuindo para um resultado histórico da equipe brasileira.

No primeiro dia, o quarteto brasileiro registrou o tempo de 3min31s59. Já na segunda rodada, a equipe alcançou a marca de 3min28s59, resultado que o Brasil não obtinha há mais de dez anos na prova. O desempenho vem sendo acompanhado pela Confederação Brasileira de Atletismo e pelo Comitê Olímpico do Brasil, que iniciou um programa de apoio à equipe com foco nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

atletismo munidal2A base do revezamento brasileiro feminino vem sendo mantida desde o Mundial de Revezamentos realizado nas Bahamas, em 2024, e também esteve presente na edição de 2025, na China, com as atletas Letícia Lima, Anny Bassi, Maria Victória Sena e Erica Cavalheiro. Nos últimos anos, a equipe tem apresentado evolução constante, cenário reforçado pela chegada de novas atletas, como Julia Ribeiro, ainda da categoria sub-23.

Durante a competição em Botswana, o Brasil chegou a liderar a prova em determinados momentos, com participação de Jaíny no segundo round. O resultado amplia as perspectivas da equipe para os próximos ciclos internacionais.

Este foi o terceiro ano consecutivo em que Jaíny integrou a seleção brasileira de revezamentos. Nesta edição, ela esteve acompanhada pelo treinador Pablo Ramon Domingos, técnico do CRIA Lavras Atletismo e responsável pela preparação das atletas do revezamento 4x400m feminino desde o camping pré-Mundial, iniciado em 20 de abril. Pablo também atuou como treinador-chefe da missão brasileira em Gaborone, que contou ainda com as equipes masculinas dos revezamentos 4x400m e 4x100m. A equipe masculina do 4x400m garantiu classificação para o Mundial da China, em 2027.

Atualmente estudante da UFLA, Jaíny é ex-aluna da rede pública de ensino, tendo estudado na Escola Estadual Azarias Ribeiro, em Lavras. Sua trajetória é apontada como exemplo para crianças e jovens atendidos pelo projeto CRIA Lavras Atletismo, reforçando a relação entre esporte, educação e formação acadêmica.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção