9º UFLA de Portas Abertas reúne estudantes de 120 municípios no câmpus Lavras
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou, na quarta-feira (20/5), no câmpus Lavras, a 9ª edição do UFLA de Portas Abertas, considerado o maior evento de extensão da Instituição. Nem mesmo a chuva ao longo do dia reduziu a movimentação no câmpus, que recebeu estudantes, professores e equipes escolares de 120 municípios e 272 instituições de ensino.
Mais do que apresentar cursos e espaços acadêmicos, o UFLA de Portas Abertas mobiliza, a cada edição, toda a comunidade universitária em torno de um objetivo comum: receber estudantes de diferentes regiões e aproximá-los da experiência universitária, mostrando, na prática, o que significa estudar em uma universidade pública, gratuita e de excelência. Para o coordenador do evento, professor Alexandre Carvalho, a mobilização de toda a comunidade e de instituições parcerias é fundamental para receber tanta gente e mostrar a grandiosidade da Instituição.
Meses antes da realização do evento, estudantes, professores, técnicos administrativos, colaboradores terceirizados e diferentes setores administrativos iniciam uma ampla preparação para acolher os visitantes. Além das equipes envolvidas nas atividades, o evento contou com o apoio voluntário de 260 estudantes. A organização envolve desde infraestrutura, logística e segurança até a preparação das atividades acadêmicas, culturais e interativas que compõem a programação. Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar a vivência no Restaurante Universitário (RU), onde foram servidas quatro mil refeições nesse dia, sendo três mil para estudantes de escolas públicas previamente agendadas.
Nesta edição teve de cachorro-robô a demonstraçao de cães farejadores em parceria com a Política Militar. Ao longo do dia, os participantes puderam conhecer cursos de graduação, visitar laboratórios, participar de experiências práticas, acompanhar apresentações culturais, mostras acadêmicas e atividades promovidas por projetos de ensino, pesquisa e extensão, empresas juniores, grupos estudantis e setores da Universidade. Distribuídas em diferentes espaços do câmpus, as atividades buscaram apresentar não apenas a estrutura física da UFLA, mas também aspectos da rotina universitária, das possibilidades de formação e das vivências acadêmicas e estudantis oferecidas pela Instituição.
Para muitos participantes, o UFLA de Portas Abertas representa o primeiro contato com a Universidade. É o caso das estudantes Jade Gonçalves e Maria Vitória da Silva, de São Gonçalo do Sapucaí, da Escola Estadual Dr. João Pinheiro, que visitaram a UFLA pela primeira vez. Elas conheceram diferentes cursos e indicaram o curso de Direito como a prioridade de escolha. E também passaram pelo estande da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape), onde participaram de um teste vocacional preparado pelo psicólogo João Maurício Souza especialmente para o evento.
O estudante Arthur , do Colégio Losango, de Lavras, está no terceiro ano do ensino médio e disse ter reforçado a escolha pelo curso de Estatística. Filho de egressos e com um irmão também estudante da UFLA, ele destacou não apenas a qualidade do ensino, mas também a praticidade de estudar na cidade em que nasceu.
De acordo com o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, professor Carlos Eduardo Volpato, a presença expressiva de escolas públicas também reforçou um dos principais propósitos do evento: ampliar o acesso à informação sobre o ensino superior público e incentivar estudantes a visualizarem a universidade como um espaço possível para seus projetos de vida.
Confira o álbum de fotos



