Edição UFLA Portas Abertas é realizada no câmpus de São Sebastião do Paraíso
Na quarta-feira (27/5) foi a vez do câmpus UFLA em São Sebastião do Paraíso receber a edição de 2026 do UFLA de Portas Abertas. Esse é o quarto ano em que a iniciativa acontece também fora da sede. A programação contou com a apresentação de cursos, projetos científicos, atividades culturais e experiências universitárias.
Entre as atividades, havia experimentos na área da bioquímica mostrando como funciona o processo de oxidação, e o reconhecimento de impressão digital. Jogos desenvolvidos pelos discentes da UFLA que explicam como os profissionais da área conduzem correntes elétricas.
Segundo a organização, o evento teve recorde de público, recebendo cerca de 1600 estudantes de 20 escolas da cidade e da região. A estudante do 7º período de Engenharia elétrica, Marília Gabrielly Souza Santos, comenta que já participou de outras edições e que gosta de ver o interesse dos visitantes nos cursos, “É muito legal conversar com eles, mostrar as oportunidades de acesso ao curso, ver o interesse deles péla engenharia e incentivá-los a entrar para faculdade,” afirma.
Os estudantes também puderam conhecer a atuação do grupo de pesquisa e extensão Por Elas, que busca pôr em pauta questões de gênero e de diversidade no trabalho. Além disso, o Por elas é um espaço de acolhimento e produção do conhecimento voltados para mulheres, mães atípicas e pessoas LGBTQIAPN+.
Para o professor Diego Andres Parada Rozo, coordenador do UFLA de Portas Abertas em São Sebastião do Paraíso, o balanço da edição é muito positivo. “Recebemos estudantes do ensino fundamental, do ensino médio, é um evento que têm crescido muito e também acompanha a evolução do nosso câmpus. Ficamos contentes em receber gente não só da cidade mas também da região. É bom observarmos também o engajamento dos nossos discentes, docentes, técnicos e terceirizados com a realização”
Segundo o professor e coordenador de extensão da UFLA, Alexandre Alves de Carvalho, o objetivo único da ação é difundir que uma instituição pública de qualidade e excelência é aberta e acessível a todo cidadão que tenha interesse em ingressar nela. Para isso, a UFLA mobilizou mais de 500 pessoas entre estudantes, professores, técnicos e terceirizados como equipe de apoio para realização das duas edições em Lavras e São Sebastião do Paraíso.
“Para nós da UFLA é muito gratificante estar organizando deste evento que contribuí para a formação dos futuros estudantes que ingressarão no ensino superior. Desde 2025 realizamos reuniões para escolher a melhor data, planejar todo suporte logístico e estrutura necessária. Estamos divulgando todas as possibilidades de curso no câmpus de Lavras e aqui no câmpus avançado,” explica o docente.
“A extensão é levar para a sociedade o conhecimento produzido através do ensino e da pesquisa, e o UFLA de Portas Abertas é um exemplo claro. Nossos docentes e estudantes mostram para os estudantes da rede básica tudo que fazemos aqui dentro de forma simples e didática, o que caracteriza de fato a extensão universitária”, finaliza o Pró-Reitor de Extensão, Carlos Eduardo Silva Volpato.
Veja as fotos do evento clicando aqui
Texto/cobertura:Samuel Fontainha e Flávia Rodrigues Borges


