Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
CIET 2026

Congresso Internacional de Educação e Tecnologias está com inscrições abertas até o dia 28 de agosto

Escrito por Samuel Fontainha | Publicado: Terça, 04 Agosto 2026 13:59 | Última Atualização: Terça, 04 Agosto 2026 14:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Congresso Internacional de Educação e Tecnologias (Ciet: Horizonte 2026) já está com inscrições abertas. O evento é uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), com foco na articulação e na promoção do conhecimento sobre educação e tecnologias digitais. O tema desta edição é "Entre modalidades, inteligências e tecnologias: os novos rumos da educação digital".

A proposta da temática reflete um dos principais desafios da educação na atualidade: compreender como as transformações provocadas pela inteligência artificial generativa, pela expansão da educação híbrida e da educação a distância (EaD) e pelas tecnologias digitais estão redefinindo os processos de ensino e aprendizagem.

Pela primeira vez, o evento será realizado na UFLA, em formato híbrido, entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro. As pessoas interessadas em participar podem se inscrever até o dia 28 de agosto em um dos seis eixos temáticos:

  • Processos de ensino-aprendizagem na contemporaneidade, em contextos presenciais, a distância e/ou híbridos;
  • Trabalho docente e mediação pedagógica na cultura digital;
  • Materiais didáticos, conteúdos e tecnologias para a inovação pedagógica;
  • Gestão e políticas educacionais para o uso de tecnologias digitais nos processos pedagógicos;
  • Avaliação, currículo, inclusão e diversidade na cultura digital;
  • Outros temas transversais, inovadores e alternativos na cultura digital (não previstos nos demais eixos).

Além de discutir novas ferramentas e processos, o CIET promoverá um debate crítico e propositivo sobre como essas mudanças podem contribuir para uma educação de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada. O congresso reunirá pesquisadores(as), professores(as), estudantes e profissionais para refletir sobre os desafios e as potencialidades da educação digital, considerando as diferentes modalidades de ensino, as inteligências (humanas e artificiais) e as tecnologias que hoje fazem parte da vida, da escola e de diversas instituições educacionais, como a universidade.

A ideia central é refletir sobre os novos rumos da educação digital sem cair em visões extremas: nem rejeitando as tecnologias, nem adotando-as de forma acrítica, mas buscando caminhos inovadores, éticos e sustentáveis para a educação do século XXI.

A etapa on-line acontecerá no dia 29 de agosto, enquanto a etapa presencial será realizada a partir do dia 3 de setembro. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no site oficial do evento. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção