Já está disponível a primeira edição do Jornal UFLA de 2018- acesse a versão digital

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 28 Mai 2018 12:37 | Última Atualização: Segunda, 09 Julho 2018 15:58

A Diretoria de Comunicação (DCOM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) já disponibilizou a versão digital da primeira edição do Jornal UFLA deste ano. Acesse o conteúdo pelo link: https://bit.ly/JornalUFLA

Uma edição de conquistas

Começar algo novo e complexo, como uma escola infantil pública e gratuita, em um cenário de desafios para o Brasil, é a demonstração de uma gestão ousada, responsável e voltada para o bem-comum e a justiça social. Essa foi apenas uma das conquistas históricas da Universidade Federal de Lavras neste ano. As aulas iniciaram-se em fevereiro e, por meio do Núcleo de Educação da Infância (Nedi), muitos sonhos de pais e crianças de toda a comunidade de Lavras e região poderão ser concretizados.

Também teve início, no primeiro semestre deste ano, o novo curso de Pedagogia Bilíngue Português-Libras semipresencial (licenciatura), que visa a atender a demanda de formação de professores na educação de crianças surdas do País.

Driblar todas as adversidades para possibilitar mais oportunidades à sociedade é um dos deveres de uma instituição pública. Por isso, essas conquistas não são destinadas apenas à UFLA, e sim a toda a nossa comunidade.

Tendo em mente esse objetivo, outro projeto também é destaque nesta edição. As ações de combate à Leishmaniose Visceral em Lavras, que são realizadas desde 2013. Agora, a novidade é que a UFLA, em parceria com a Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFMT), teve um projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig) em edital Universal. As principais finalidades são a implantação de um novo método para diagnóstico rápido da doença e teste de um aplicativo de celular desenvolvido pela UFTM, que tem a função de ajudar as equipes de saúde na agilidade do diagnóstico. A parceria da UFLA com as outras entidades ligadas ao projeto serve como parâmetro de controle da doença em todo o território nacional.

Outro motivo para ser comemorado é a concretização de um sonho da Diretoria de Comunicação: o Núcleo de Divulgação Científica, que tem obtido resultados positivos, também em parceria com a Fapemig. Diversas pesquisas desenvolvidas na Instituição têm chegado à sociedade por meio de uma ampla divulgação no site e nas redes sociais da UFLA, além da veiculação em demais meios de comunicação, como: G1, EPTV, Bom dia Minas, Record, Alterosa e, ainda, jornais da cidade. É o conhecimento gerado na Universidade sendo compartilhado com todos da comunidade.

Além de todas essas novidades relatadas, podemos e devemos enaltecer projetos já fortalecidos na UFLA, como o Plano Ambiental, que completa 10 anos de atuação, com mais de 135 mil mudas de espécies arbóreas nativas plantadas em todo o câmpus, com o objetivo de proteger as nascentes e as áreas de preservação permanentes da Universidade. Hoje, o câmpus conta com 15 nascentes, responsáveis por abastecer toda a demanda de água da Instituição, gerando uma significativa economia de quatro milhões de reais por ano.

Ter uma edição com tantas conquistas históricas e poder compartilhar projetos em crescente ascensão é a comemoração de uma vitória conjunta, que só é possível devido ao envolvimento de toda a nossa comunidade acadêmica. Cada pequena ação faz toda a diferença no avanço da nossa Instituição.