Últimos dias para submissão de propostas de pesquisas sobre métodos de preparo de café em larga escala

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 08 Mai 2018 17:49 | Última Atualização: Terça, 10 Julho 2018 14:14

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) lançou neste ano iniciativa inédita na instituição. Foi publicado o edital que inaugura o Programa de Apoio à Formação de Redes de Pesquisa em Áreas Estratégicas, pelo qual seus docentes podem apresentar propostas e obter apoio financeiro para projeto especial de pesquisa. A primeira chamada contempla propostas que atendam à temática “Consumo de café em instituições públicas: sustentabilidade e qualidade no método de preparo de café em larga escala”.  O prazo final para submissão de propostas termina na sexta-feira (11/5), às 18h. Será selecionado o melhor projeto, que receberá o investimento de 30 mil reais, para execução em 12 meses.

Com o Programa, a Direção Executiva da UFLA, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), busca contribuir para o desenvolvimento de estudos científicos considerados estratégicos, que apresentem soluções e novas tecnologias para problemas atuais, sob esforços coordenados de forma multidisciplinar, envolvendo diferentes áreas do conhecimento. São também objetivos do programa a inserção de novos pesquisadores em grupos de pesquisa já consolidados; a formação de novos grupos de pesquisa e o estímulo ao surgimento de redes colaborativas entre professores da UFLA.

A linha temática definida para esta edição do Programa busca estimular o desenvolvimento de um método ou tecnologia de preparo de café capaz de solucionar o desafio hoje vivido por instituições públicas que têm consumo da bebida em larga escala. As tecnologias atualmente disponíveis exigem investimentos financeiros altos ou mesmo não atendem ao quesito sustentabilidade – como é o caso do café em cápsulas, que tem utilização questionada em função de as cápsulas não serem biodegradáveis e serem de difícil reciclagem. É, então, necessário conciliar preservação da qualidade do café durante o preparo, sustentabilidade e baixo custo. Assim, ao final do prazo de execução do projeto, espera-se chegar a uma solução, inclusive com possibilidade de patente.

O pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho, explica que a escolha do tema para este primeiro edital baseou-se na extensa trajetória de tradição da UFLA na pesquisa com café, o que garante à instituição e seus pesquisadores competência especializada para avançar com a geração de tecnologias. “Temos diferentes segmentos e pesquisadores envolvidos com a temática – Pólo de Excelência do Café, INCT Café, Agência de Inovação do Café, Centro de Processamento de Produtos Agrícolas (laboratório multiusuário). E a intenção, pelo Programa, é que um novo edital seja publicado anualmente, lançando novas temáticas estratégicas. Há apenas a dependência da existência de recursos”, diz.

O Programa de Apoio à Formação de Redes de Pesquisa em Áreas Estratégicas, de acordo com a PRP, além de editais temáticos, deverá incluir a realização de workshops na Universidade, também para discutir temáticas complexas, com envolvimento de equipes de diferentes áreas dedicadas aos temas.

Sobre o edital

Professores permanentes do quadro efetivo da UFLA podem apresentar proposta, sendo que a equipe do projeto deve incluir, necessariamente, no mínimo cinco professores. Pelo menos um dos professores deve ter vínculo com a UFLA há mais de dez anos e pelo menos um deles deve ter vínculo há menos de cinco anos. É também possível a inclusão de um pesquisador externo à UFLA.

A redação das propostas deve conter identificação da equipe, referencial teórico, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma, orçamento e referências bibliográficas. O documento deve ser entregue impresso à PRP e o arquivo digital deve ser enviado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A avaliação dos projetos será feita por comissão própria, a ser designada pela PRP. Serão levados em consideração para a seleção a relevância científica da solução para problemas atuais; a natureza multidisciplinar e transversalidade da rede de pesquisa proposta; a sustentabilidade nas estratégias de pesquisa e de inovação na UFLA; orçamento; e a integração entre pesquisadores consolidados e emergentes.

Pelo edital, são financiáveis itens de custeio e de equipamentos permanentes.

Consulte o edital completo.