Ir direto para menu de acessibilidade.

UFLA na mídia: pesquisa sobre o perfil de cafeicultores do Sul de Minas é destaque no G1 e na EPTV

Escrito por Pollyanna Dias | Publicado: Sexta, 04 Mai 2018 13:37 | Última Atualização: Terça, 10 Julho 2018 15:08 | Acessos: 297

Um levantamento feito pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) mostrou que muitos cafeicultores do Sul de Minas Gerais ainda utilizam pouca tecnologia em suas lavouras. O estudo que analisou o perfil dos cafeicultores da região foi destaque na série “Grão Sagrado” exibido no jornal da EPTV- 2ª edição e G1 Sul de Minas dessa segunda-feira (30/4).

Durante a pesquisa foram entrevistados 179 agricultores em quatro meses. De acordo os dados, pelo menos 20% dos entrevistados disseram que não fazem esse tipo de trabalho anualmente e 33% também não tem o costume de fazer análise foliar.

Segundo a pesquisadora responsável, Angélica Azevedo, “O pequeno produtor, muitas vezes, é um pouco mais complicado para ele ter acesso à essa tecnologia, então é muito importante que órgãos principalmente de pesquisa, como a Ufla, e outras organizações de assistência, como a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) continuem promovendo a disseminação de tecnologias existentes para esses produtores e incentivando que eles busquem, que eles se atentem e procurem introduzi-las em suas propriedades”.

O estudo também apontou que as propriedades e os conhecimentos sobre a cultura são passados de pai para filho, além disso, demonstrou que quem está no campo, também tem amor pelo trabalho.

Veja a matéria na íntegra aqui.

Luciana Tereza- estagiária Dcom/UFLA.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.