UFLA na Mídia: pesquisas da UFLA são destaque no Blog Minas Faz Ciência, da Fapemig

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 26 Abril 2018 18:24 | Última Atualização: Terça, 10 Julho 2018 17:02

O Blog Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), divulgou neste mês três reportagens a respeito de pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A primeira trata-se de um projeto que utiliza como matérias-primas resíduos de sacolas plásticas e de bagaço de cana para produzir placas de MDP, sigla para Medium Density Fiberboard (um painel de fibra de média densidade). A pesquisa é desenvolvida pela estudante Nayra Diniz Nogueira em seu mestrado em Engenharia de Biomateriais na UFLA. Confira o texto na íntegra aqui.

A segunda diz respeito à técnica conhecida como polinização artificial, controlada ou manual, bastante comum na produção de frutas como o maracujá e a graviola. Os pesquisadores da UFLA estão estudando o processo também na pitaya e atualmente há dois experimentos sendo realizados sobre a técnica. Confira aqui o texto completo.

A terceira refere-se à Expedição Urubu na Estrada, que se trata da maior ação de conservação da biodiversidade para avaliar os efeitos de estradas, rodovias e ferrovias das Unidades de Conservação e espécies ameaçadas no País. A ação será realizada pelo professor da UFLA e coordenador do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE), Alex Bager. A Expedição ocorrerá entre agosto de 2018 e julho de 2019.

Confira aqui o texto completo.

Luciana Tereza- estagiária Dcom/UFLA.