Ir direto para menu de acessibilidade.

Docente do DQI é homenageada pela Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Qualidade

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 19 Junho 2018 09:17 | Última Atualização: Quarta, 04 Julho 2018 12:13 | Acessos: 334

A professora Maria das Graças Cardoso do Departamento de Química (DQI/UFLA)  foi homenageada pela Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Qualidade(Anpaq).

A honraria foi entregue durante a 28ª edição da Expocachaça, realizada na ExpoMinas, no início deste mês. A docente foi reconhecida  pelos trabalhos prestados ao setor da cachaça de alambique. Durante o evento, a professora proferiu a palestra “Carbamato de etila: desafios e conquistas”.

O carbamato de etila é uma molécula carcinogênica que vem aparecendo em quantidades mínimas em bebidas destiladas, sendo portanto um entrave para a exportação da cachaça. Ainda não se sabe corretamente a origem do carbamato, no entanto, Maria das Graças  vem, desde 2006, pesquisando a origem e o controle dessa  molécula na bebida. 

Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.