Portal UFLA

UFLA lança novo portal

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 06 Julho 2018 13:22 | Última Atualização: Sexta, 06 Julho 2018 13:28

Plataforma digital ganhou novo layout, acessibilidade digital e um avançado sistema gerenciador de conteúdo, além de melhor acesso por aparelhos móveis

Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) lançou nesta quinta-feira (5/7) seu novo portal institucional. O endereço de acesso permanece o mesmo (ufla.br),  mas  a plataforma digital ganhou novo layout, melhor acessibilidade digital e um avançado sistema gerenciador de conteúdo – o Joomla – mais seguro e robusto que outros modelos. Além disso, o site passou a ser responsivo, adequando-se às telas e sistemas de aparelhos móveis, como smartphones e tablets.

O portal institucional é o veículo que melhor permite a comunicação entre UFLA e comunidade, com informações sobre os serviços e notícias da Universidade. Mensalmente, recebe em torno de 115 mil acessos. O novo projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Comunicação (DCOM) e pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), com apoio da Coordenadoria de Acessibilidade da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e demais pró-reitorias da Instituição.

Segundo o reitor da UFLA, José Roberto Scolforo, o novo portal é uma grande conquista. “A UFLA conta com diferentes públicos e precisa atendê-los da melhor maneira. Precisávamos de um site que acompanhasse a evolução da Universidade e as demandas dos nossos usuários. A nova interface vem ao encontro do nosso desejo de aprimorar constantemente a qualidade dos nossos serviços. Também vai permitir mais transparência e maior interação com o público local, do Brasil e também do mundo”, ressalta.

Acessibilidade

No desenvolvimento do novo portal, a forma de apresentação do conteúdo priorizou a acessibilidade com o objetivo de tornar a página acessível a todos, independente de limitações físicas ou tecnológicas. Para isso, a equipe da Coordenadoria de Acessibilidade avaliou previamente as necessidades de acessibilidade web. A disposição das informações foi feita por HTML (HyperText Markup Language) e com uma nomeação adequada dos links. Tais providências auxiliam usuários cegos ou com deficiência visual a obterem o suporte de softwares leitores de textos, além de hardwares para transformação do texto em Braille.

Conteúdo focado no usuário

A distribuição das informações no novo portal foi totalmente voltada para a necessidade de cada público. Buscou-se avaliar quais os serviços e notícias que mais interessam a cada categoria: estudantes, servidores, ex-alunos, ingressantes e estrangeiros, segmentando o conteúdo para facilitar a navegação e permitir melhor aproveitamento da plataforma. Mesmo com a nova estrutura que busca favorecer a usabilidade do portal, todas as informações divulgadas pelas a Universidade continuam acessíveis a qualquer cidadão, respeitando o princípio da transparência.

Os usuários também terão mais facilidade para compartilhar as notícias da Instituição em suas redes sociais. Além disso, o portal das pró-reitorias, onde são hospedados a maioria dos serviços, passa a funcionar de forma integrada ao site principal. O usuário passa a poder acessá-los diretamente do portal institucional, de forma rápida e segura.

Melhor acesso por aparelhos móveis

Outra novidade é que o site passou a ser responsivo para aparelhos móveis, como smartphones e tabletes, o que facilita o uso pela comunidade acadêmica. “Sabemos que 32% dos usuários acessam o nosso site por um aparelho móvel. Com um sistema responsivo, esse acesso é mais rápido e consome menos dados de internet”, ressalta o Coordenador do Núcleo de Apoio Técnico da DCOM e responsável pelo desenvolvimento do projeto, o servidor e diagramador Heider Alvarenga.

Evolução constante

Com formato e estruturas dinâmicas, o portal permite mudanças para acompanhar as necessidades dos usuários à medida que estes forem utilizando a nova plataforma. “Nossa ideia é ter uma site em constante evolução. Por isso, disponibilizamos uma área para sugestões e reporte de erros no site, com o objetivo de otimizar a navegação da comunidade acadêmica e dos cidadãos em geral”, explica Heider.

Visando facilitar a comunicação com estudantes e pesquisadores estrangeiros, o novo portal também prevê um suporte multi-idiomas, que irá apresentar a Universidade e outras informações relevantes ao público internacional em diferentes idiomas, como inglês, espanhol e francês.