PIB UFLA

Programa Institucional de Bolsas: inscrições podem ser feitas até sexta-feira (27/7)

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Segunda, 23 Julho 2018 16:20 | Última Atualização: Quarta, 25 Julho 2018 13:37

Estudantes interessados em participar do Programa Institucional de Bolsas da Universidade Federal de Lavras (PIB/UFLA) devem ficar atentos ao prazo para as inscrições, que se encerra na sexta-feira (27/7).
O período de vigência das bolsas é de 1°/10/2018 a 31/9/2019. Os bolsistas com contrato vigente até setembro de 2018 que tiverem interesse em continuar atuando nos projetos devem se candidatar às novas vagas, de acordo com as especificações de cada edital.
A bolsa institucional é um subsídio mensal custeado e concedido pela Universidade ao estudante participante do Programa, com valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, sendo estabelecido o regime de 12 (doze) horas semanais, equivalente a 48 (quarenta e oito) horas mensais de atividades.
Para participar, o estudante deve ficar atento às exigências de cada edital. As inscrições podem ser feitas pelo SIG.

Proat/Praec
O Programa de Aprendizado Técnico (Proat) objetiva despertar vocações para o desenvolvimento técnico e tecnológico entre os estudantes de graduação, auxiliando a UFLA a cumprir sua missão educacional, gerando conhecimentos e práticas para o avanço da ciência.
São oferecidas, no mínimo, 48 (quarenta e oito) vagas a discentes de graduação para participação no Proat, distribuídas entre vagas reservadas e ampla concorrência, por projetos.

Confira aqui o Edital 12/2018 Praec/UFLA – Programa de Aprendizado Técnico - Proat

Padnee/Praec
O Padnee é uma modalidade de Bolsistas de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), e tem como objetivo institucionalizar ações de acessibilidade e inclusão desses discentes.
São oferecidas, no mínimo, 6 (seis) vagas a discentes de graduação para participação na modalidade de Apoio à Atividade Extraclasse, 4 (quatro) vagas a discentes de graduação para participação na modalidade de Ledor e 2 (duas) vagas a discentes de graduação para participação na modalidade de Modelagem – 3D.

Confira aqui o Edital 13/2018 Praec/UFLA – Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Especiais - Padnee

Mesp/Praec
O programa de Monitoria Esportiva (Mesp) seleciona estudantes para desenvolverem a função de Monitores Esportivos, realizando atividades de monitoria em Projetos Esportivos e de Lazer da UFLA, vinculados à Coordenadoria de Esportes e Lazer - CEL. Os projetos encontram-se definidos nas seguintes categorias: a) Esportes Educacionais; b) Esportes de Lazer; c) Atividade Física Comunitária; d) Atividade Física e Saúde; e) Socialização Esportiva; f) Esportes Comunitários.
São oferecidas, no mínimo, 11 vagas , distribuídas entre vagas reservadas e de ampla concorrência.

Confira aqui o Edital 14/2018 Praec/UFLA – Programa de Monitoria Esportiva - Mesp

Proar/Praec

O Programa de Bolsa Atleta de Alto Rendimento (PROAR) busca fornecer apoio financeiro ao aluno praticante de esportes, garantindo-lhe recursos que possam contribuir para sua permanência na universidade, além de oportunizar e incentivar a continuidade do treinamento dos atletas esportivos de alto rendimento da UFLA.
São oferecidas, no mínimo, 10 vagas para o Programa de Bolsa Atleta de Alto Rendimento (PROAR)

Confira aqui o Edital 15/2018 Praec/UFLA – Programa de Bolsa Atleta de Alto Rendimento - PROAR

PAC/ Praec
O Programa de Ações Comunitárias busca difundir iniciativas acadêmicas que tenham como eixo central as ações comunitárias, além de estimular e apoiar a comunidade acadêmica na institucionalização de ações comunitárias já em andamento, bem como na proposição de novas ações comunitárias.
São oferecidas, no mínimo, 10 vagas para iniciação em Ação Comunitária

Confira aqui o Edital 16/2018 Praec/UFLA – Programa de Ações Comunitárias - PAC

Pibec/Proec
O Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura visa a contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de graduação dos cursos presenciais, por meio da concessão de bolsas de iniciação em extensão. O objetivo é selecionar estudantes de graduação para desenvolverem ações de extensão universitária vinculadas aos Programas e Projetos de Extensão.
A Proec oferece, no mínimo, 81 bolsas institucionais voltadas para extensão, de acordo com dois editais:

Edital nº 2/2018 Proec/UFLA
Edital nº 3/2018 Proec/UFLA

Pibic/PRP
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica visa a conceder bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação do ensino superior, proporcionando-lhes o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa.
A PRP oferece, no mínimo, 180 bolsas no programa.

Confira o edital Edital PRP Nº 07/2018 - Pibic/UFLA