CÂMPUS EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Transferência de posse do terreno para a UFLA será realizada nesta segunda

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 13 Agosto 2018 08:23 | Última Atualização: Segunda, 13 Agosto 2018 09:22
imagem aérea de área do câmpus novo, com simulação de como ficarão as construções
Área do câmpus em São Sebastião do Paraíso, com projeção dos prédios a serem construídos

Nesta segunda-feira (13/8) ocorrerá em São Sebastião do Paraíso a cerimônia oficial pela qual a prefeitura da cidade fará a transferência de posse, à Universidade Federal de Lavras (UFLA), do terreno em que será construído um câmpus da instituição. O ato será realizado às 15h, com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, e do pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins. O evento é aberto à participação da população.

A previsão é de que cinco prédios sejam construídos na área, que possui 150 mil m2. Serão estruturas físicas para abrigar os quatros cursos de graduação que integram a proposta do câmpus, contemplando salas de aula, laboratórios, áreas administrativas, centro de convivência, biblioteca e outros espaços necessários às atividades acadêmicas. As obras estão em fase de projeto e devem ser licitadas em 2018, para início da execução até o primeiro semestre de 2019. Os recursos para esse investimento já estão disponíveis.

A criação do novo câmpus prevê a realização de concurso público, ao longo de três anos, para preenchimento de 66 vagas para professores e 60 para servidores técnicos administrativos, conforme pactuado entre UFLA, Ministério da Educação (MEC) e Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Mpog). A estimativa é de que, havendo a liberação de todos os investimentos necessários, as primeiras turmas possam ingressar até o segundo semestre de 2019.

Após o início da construção das novas estruturas físicas - e até que sejam concluídas -, as atividades dos cursos serão desenvolvidas em local da cidade a ser disponibilizado pela prefeitura. O projeto foi aprovado no Conselho Universitário da UFLA (CUNI) em fevereiro de 2018, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFLA), na Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) e no Conselho Nacional de Educação (CNE) em março.

A área que sediará o câmpus é bem avaliada por apresentar condições adequadas, como localização estratégica e estrutura de águas, águas pluviais, esgoto e energia elétrica subterrânea. Trata-se de um terreno antes pertencente ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e repassado à prefeitura. O município é considerado estratégico para o investimento, por estar próximo a cidades do interior de São Paulo de forte expansão e desenvolvimento, além de apresentar grande destaque no agronegócio – condição que vai ao encontro da experiência e tradição da UFLA em ensino, pesquisa e extensão.

A ideia de um câmpus da UFLA em São Sebastião do Paraíso esteve em discussão na UFLA já em 2009, tendo sido aprovada pelo CUNI naquela época. O projeto foi então encaminhado ao MEC para avaliação, mas, por uma série de fatores conjunturais, acabou sendo adiado. Em 2016, as negociações sobre a proposta foram retomadas, com reformulação do projeto e nova aprovação pelo CUNI.

Sobre os cursos

O projeto prevê 180 vagas para cursos com foco em tecnologia e inovação: com três anos de formação, o estudante obterá o diploma de ensino superior no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT). Se optar pela continuidade da formação, poderá frequentar por mais dois anos e obter os títulos de engenharia de produção, engenharia de software ou engenharia industrial.

Está prevista também a oferta de um mestrado profissional em Tecnologias para Agroindústria, o que depende de autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A proposta político-pedagógica dos cursos foi construída sob premissas modernas da educação superior, colaborando para uma formação profissional e cidadã de ponta.