Ir direto para menu de acessibilidade.
Recepção de calouros

Mais de mil calouros participaram de encontro com o reitor

Publicado: Sexta, 17 Agosto 2018 17:15 | Última Atualização: Sexta, 17 Agosto 2018 18:02

Depois da tão suada aprovação no processo seletivo para ingressar na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a noite de quinta-feira (16/8) foi o momento da diretoria executiva e equipe de gestores da universidade dar as boas-vindas aos calouros. Na ocasião, mais de mil novos estudantes de graduação receberam orientações de adaptação à rotina acadêmica. O evento abriu a tradicional Recepção de Calouros, que vai até a próxima segunda-feira, e marcou o início do semestre letivo na universidade.

Durante o encontro, o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, parabenizou a vitória de cada estudante ao conquistar uma vaga na UFLA. No total, foram ofertadas 1.290 vagas em 31 cursos de graduação, para as quais se inscreveram 22 mil candidatos.

auditorio 2

"Vocês representam os menos de 20% dos jovens brasileiros que têm acesso à universidade pública. Nós, estudantes, professores e servidores, nos igualamos na condição de sermos financiados pelo povo brasileiro. É nosso dever atender com responsabilidade todas as atribuições e  finalidades que nos cabem. Façam o compromisso ético com a formação de vocês e a instituição", ressaltou Ronei Ximenes, que celebrou, junto aos estudantes, um juramento pela construção do conhecimento a serviço da igualdade social, da democracia e da defesa da educação pública. 

Na sequência, o capitão da polícia militar Leonardo de Oliveira Barbosa, responsável pelo policiamento ostensivo geral na cidade de Lavras, forneceu dicas de segurança preventiva aos estudantes, como o projeto Rede de Repúblicas Protegidas, que facilita a comunicação da polícia com os estudantes. Outra informação importante foi sobre os postos de policiamento comunitário distribuídos pela cidade e serviços de policiamento em vigor. "Se a blitz da lei seca fizer com que alguém estacione o carro e vá embora da festa a pé, já alcançamos o nosso objetivo", disse.

O comandante ainda recomendou cautela com o barulho durante as festas. "A PM é acionada por perturbação do sossego em todas as festividades dos estudantes. Apenas em um único sábado, esse foi o motivo de 90% das chamadas do serviço de emergência. Alguns vizinhos sofrem há anos morando ao lado das repúblicas. Para você, pode ser só a primeira celebração. Para o morador a situação é recorrente", frisou. 

Encontro com o reitor 

Além de parabenizar a dedicação de todos os calouros, o reitor, professor José Roberto Scolforo, apontou os rumos dos jovens ao sucesso durante a vida universitária, por meio de uma conversa sobre o ingresso na vida acadêmica como o início de uma caminhada para um futuro diferente.  “Este é só o começo de uma trajetória para que vocês conquistem seus sonhos. Desejamos vê-los chegar ao fim dessa etapa de forma prazerosa e como seres humanos de valor. Honre o esforço da família para guiá-los à formação de um excelente profissional. Que vocês sejam estudantes diferenciados no desempenho acadêmico, na iniciativa, no respeito às diferenças e às regras, diferenciados em caráter, que sejam pessoas do bem e se lapidem como cidadãos ainda melhores”, ressaltou.   

Scolforo

 Scolforo alertou sobre os problemas comuns dos estudantes nessa fase da vida: estresse, indecisão quanto ao curso, dúvidas sobre o mercado de trabalho, altas horas de estudo, festas, entre outras questões. "Só temos um inimigo na vida: o nosso comodismo. Busquem o equilíbrio entre diversão e dedição à carreira.  Os melhores empregos vão para os melhores alunos. O mercado de trabalho é extremamente competitivo e vocês já aconseguiram o mais difícil, que é chegar até aqui. Não sejam seduzidos pelas facilidades da vida. Continuem dedicados e a cada semestre vocês irão evoluindo, como diz na música de Marcelo D2. O que eu mais desejo é que vocês cresçam com nossos professores, e eles evoluam com vocês. E vocês evoluam com os colegas, e vice-versa", recomendou. 

 O reitor ainda agradeceu a todos que depositam na UFLA a sua confiança – estudantes, familiares e toda a sociedade. “A UFLA é uma das instituições que mais contribuem para o desenvolvimento deste país. Ela está entre as melhores em qualquer ranking e conquistando projeção mundial como uma universidade qualificada. Dependemos de vocês para conquistar nossos resultados. Sejam embaixadores nossos no mercado de trabalho para, no futuro, abrir espaço aos novos profissionais, tenham novas ideias, gerem novos empreendimentos. Vocês são o presente e o futuro da UFLA", finalizou. 

 Reportagem: Pollyanna Dias, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig

Fotos: Pollyanna Dias e Melissa Vila Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig 

 

Assunto(s): calouros , boas-vindas , recepção
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção