EVENTO

Abertura do I Simpósio Interdisciplinar de Fisiologia Vegetal ocorreu nesta quarta-feira (29/8)

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 29 Agosto 2018 13:31 | Última Atualização: Quarta, 29 Agosto 2018 13:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 28 de agosto é comemorado o dia do fisiologista vegetal e na mesma semana o Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal (PPGFV) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) comemora seus 30 anos. Para celebrar a data, estudantes e coordenadores do Núcleo de Estudos em Fisiologia Vegetal (NEF) realizam o I Simpósio Interdisciplinar de Fisiologia Vegetal (I SIFV).

Na cerimônia de abertura, que ocorreu nesta quarta-feira (29/8), o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, parabenizou o PPGFV pelos seus 30 anos e pelo evento. “Espero que em 30 anos outras pessoas estejam prestigiando o 30º Simpósio Interdisciplinar, assim como vocês que estão hoje participando do trigésimo aniversário do nosso Programa de Pós-Graduação Em Fisiologia Vegetal”.

O evento, que acontece entre os dias 29 e 31 de agosto, tem como tema principal a “Abordagem de inserção da fisiologia nas diferentes áreas do conhecimento”. Para o professor Paulo Eduardo Ribeiro o evento é uma forma de mostrar aos estudantes que os profissionais da fisiologia podem atuar em diversas áreas, além da acadêmica. “Os alunos pensam que pelo fato da fisiologia ser uma matéria do ciclo básico, eles atuarão somente com aulas. Mas não, eles podem seguir carreira em diversas áreas e por isso trouxemos vários profissionais para falarem sobre o assunto”.

A programação do Simpósio conta com palestrantes que atuam em empresas privadas, professores do ensino médio que discutirão o ensino da biologia vegetal para adolescentes, professores e ex-alunos do PPGFV/UFLA. Entre os palestrantes, o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Marcel do Nascimento Botelho, ex-aluno do PPGFV/UFLA, mostrará como a fisiologia auxiliou na construção de sua carreira.

Além das palestras, minicursos serão oferecidos aos mais de 170 inscritos, vindos de Tocantins, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Rio Grande do Sul. Um exemplo é o minicurso que abordará a técnica de analise de imagens na fisiologia.

Texto: Laís Diniz, bolsista Dcom/Fapemig.