Licenciatura em Física

Curso de Licenciatura em Física celebra seus 10 anos de implantação na UFLA

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Segunda, 10 Setembro 2018 12:40 | Última Atualização: Segunda, 10 Setembro 2018 12:41

Em um evento realizado nos dias 06 e 07 de setembro, o Departamento de Ciências Exatas (DEX) comemorou os 10 anos de implantação do curso de Licenciatura em Física na UFLA. A programação contou com a participação de estudantes e ex-discentes em palestras, oficinas e rodas de conversas que debateram sobre as conquistas da licenciatura e os desafios futuros.

Na abertura, o professor aposentado Gilberto Lage, primeiro coordenador do curso, falou como foi importante abrir a Universidade para outras áreas como a da Exatas. O pró-reitor de graduação: Ronei Ximenes Martins destacou em seu discurso que o curso de licenciatura em física teve maior ganho de performance no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017, tornando-se referência para a universidade. “ Isso é resultado de muito trabalho dos alunos e professores que olham para a crise na educação e pensam o que pode fazer para melhorar.” Ronei também enalteceu a relevância das licenciaturas para a universidade “esses cursos de licenciatura da UFLA atendem principalmente a estudantes de Lavras e de cidades vizinhas, ou seja, estudantes locais, e isso é muito importante para nós”, disse.

Também participaram da cerimônia: a coordenadora do curso de licenciatura em física professora Iraziet da Cunha Charret e o chefe do DEX professor Ulisses Azevedo Leitão. A palestra de abertura foi proferida pela professora Maria Teresa Climaco dos Santos Thomaz, que realizou a inaugural do curso há 10 anos.

O curso de Licenciatura em Física da UFLA teve início em 2008, e tem como objetivo principal a formação de professores para os cursos fundamental e médio, há 5 anos foi feita a  criação do polo 13 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Atualmente, o curso possuí 133 estudantes matriculados e ativos. Desde 2008, a licenciatura em física formou 38 licenciados em Física e 20 alunos no Mestrado em Ensino de Física. Deste total, diversos continuaram seus estudos em programas de pós-graduação e outros foram para o mercado de trabalho, atuando principalmente na região do município de Lavras.

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig