CÂMPUS EM IMPLANTAÇÃO

Equipe da Proplag esteve em São Sebastião do Paraíso para tratar do novo câmpus

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 12 Setembro 2018 15:15 | Última Atualização: Sexta, 14 Setembro 2018 09:20
Gentileza solicitar descrição da imagem

Integrantes da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão da Universidade Federal de Lavras (Proplag/UFLA) estiveram em São Sebastião do Paraíso (MG) na terça-feira (11/9) para cuidar de trâmites relativos à implantação do câmpus da UFLA na cidade.

A equipe se reuniu com prefeito, Walker Américo Oliveira; o secretário de Desenvolvimento Econômico Ulisses Araújo e a secretária de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos. Visitaram também as instalações onde devem funcionar temporariamente as atividades dos cursos, até que as obras do novo câmpus sejam concluídas.

Os representantes da UFLA também estiveram no terreno do antigo Sesc, no Jardim Mediterranèe, doado à Universidade pela prefeitura. De acordo com o superintendente de Planejamento, Luiz Paulo Brianezi Valim, a UFLA, por estar implantando em Paraíso seu primeiro câmpus externo à sede, busca a experiência de outras instituições na gestão de vários campi para que tudo possa ser planejado da melhor maneira. Um exemplo tem sido a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que possui câmpus em Varginha e em Poços de Caldas.

A visita da equipe à cidade teve o objetivo de dar início aos trâmites burocráticos na Receita Federal e Estadual para instalação do câmpus,  criação de CNPJ e providências junto ao setor de arrecadação do município. “Estamos muito felizes por acompanhar a implantação de um câmpus universitário tão importante em nosso município. Hoje, os contadores e demais membros da equipe administrativa da UFLA ajustaram com a gerência de arrecadação da Prefeitura o procedimento que o município deve adotar para receber de forma mais célere o ISS que irá incidir sobre as obras do campus. Além do impacto econômico no comércio, no setor de serviços e no ramo imobiliário, que acontecerá em virtude da chegada da UFLA, o nosso município também passará a arrecadar mais impostos”, salientou o prefeito Walker Américo.

O diretor de convênios da UFLA, Fábio Lasmar, juntamente com o prefeito e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, trataram também dos últimos detalhes do convênio que será celebrado entre o município e a Universidade para cessão do Anexo 1, o qual será disponibilizado para o início das atividades já no próximo ano. “Foi mais um dia muito importante para o nosso câmpus, pois, cumprimos uma nova uma etapa de sua implantação. Na semana passada recebemos os engenheiros, que fizeram toda a análise de solo e esgotamento sanitário, também da parte de abastecimento de água e energia elétrica. De acordo com os levantamentos realizados, as instalações estão em perfeito estado, não precisando de novos investimentos, mas apenas adequações ao projeto do câmpus”, finalizou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo.

*Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.