Ir direto para menu de acessibilidade.
CARREIRA

Abertas inscrições para cursos do Plano de Capacitação que se iniciam em outubro

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 26 Setembro 2018 07:57 | Última Atualização: Quarta, 26 Setembro 2018 07:58

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) divulga os cursos do Plano de Capacitação 2018 que terão início em outubro. As inscrições já estão abertas.

1. BÁSICO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (32 presenciais e 8 a distância)

É natural do ser humano comunicar-se. Todavia, essa comunicação pode ser estabelecida a partir de diferentes meios e modalidades. A Lei Federal nº 10.436/02 reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras – como meio legal de comunicação e expressão das Comunidades Surdas Brasileiras, sendo esse um sistema linguístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria. Com o reconhecimento legal da Libras como língua, um dos entraves que impossibilitavam a inserção social do indivíduo surdo pôde começar a ser suprimido: a barreira na comunicação. Para que isso se concretize, precisamos capacitar servidores a atuarem como interlocutores diretos do surdo, viabilizando, assim, a emergência de falantes da língua de sinais em todos os espaços da universidade.

Sob a coordenação da professora Josiane Marques da Costa (DED) o curso objetiva capacitar e formar servidores, a fim de desenvolver competências linguísticas e referenciais no que diz respeito à aprendizagem dos aspectos básicos da Língua de Sinais - teóricos e práticos, transformando-os em agentes interligues que possibilitem o acesso à informação e à comunicação dos sujeitos surdos na UFLA.

Público-alvo: técnicos administrativos e docentes da UFLA.

Metodologia: aulas expositivas e dialógicas; oficinas; seminários; atividades individuais e em grupo; dinâmicas e exploração de diferentes linguagens corporais (mímica, pantomima, expressões faciais, corporais etc.); exercícios de compreensão e análise linguística de textos em Libras (vídeos), de criação de situações de interação em Libras (através de temas, imagens, relato de experiências etc.), de produções em Libras por parte dos alunos (narrativas, diálogos etc.), de discussões acerca dos usos de determinados sinais em diferentes contextos e de sistematização de vocabulário aprendido.

Carga horária: 40 horas (32 presenciais e 8 a distância).

Vagas: 20 vagas.

Período de realização: 10 de outubro a 5 de dezembro, das 8h às 10h. Os encontros presenciais serão realizados nas quartas e quintas-feiras.

Inscrições: Para participar do curso "Básico de Língua Brasileira de Sinais" o interessado deverá preencher o formulário de inscrição disponível na página da PRGDP, no endereço www.prgdp.ufla.br, em "Capacitação" - Formulários de Inscrição para os demais Cursos" e entregá-lo na Coordenadoria de Capacitação e Avaliação/PRGDP até o dia 4 de outubro de 2018.

2. GESTÃO DE PROCESSOS (20 horas)

O tema oportuniza conhecimentos sobre redesenho de processos internos, possibilitando ganhos em eficiência e desempenho. Na gestão de processos, prioriza-se a sequência das tarefas, independentemente da divisão dos setores, tendo como foco a maximização de serviços e entregas à comunidade.

Para tanto, prioritariamente, deve-se abordar o mapeamento de processos como ferramenta adequada para entender e conhecer os processos atuais e, então, avaliar e sugerir novos fluxos de tarefas/atividades e melhorias para se alcançar um processo ideal. Tais processos mapeados e modelados são importantes ferramentas que possibilitam uma visão sistêmica e maior integração entre as diferentes áreas da instituição.

Objetivo: formação de profissionais com conhecimento em gestão de processos para que possam aplicar essa metodologia em seu setor, juntamente com outras áreas de interesse, aumentando a integração entre diversos setores, no intuito de melhorar os serviços prestados na administração pública, de proporcionar maior transparência e padronização das atividades desempenhadas nos setores, e de eliminar falhas de comunicação e adequação das atividades desempenhadas às normas vigentes.

Público-alvo: técnicos administrativos e docentes da UFLA.

Observação: A participação neste curso é recomendada também para os servidores que participarão do curso "Gestão de Riscos" a ser ofertado em novembro/2018.

Metodologia: aulas expositivas e dialógicas, contendo atividades teóricas e práticas, estudos de casos e recursos audiovisuais.

Carga horária: 20 horas.

Vagas: 20 vagas.

Período de realização: 22 de outubro a 1º de novembro de 2018. Serão realizados 7 encontros das 8h às 10h e 2 encontros das 8h às 11h.

Coordenador: Matheus Rocha Silva Pimenta (Proplag).

Inscrições: Para participar do curso "Gestão de Processos" o interessado deverá preencher o formulário de inscrição disponível na página da PRGDP, no endereço www.prgdp.ufla.br, em "Capacitação" - Formulários de Inscrição para os demais Cursos" e entregá-lo na Coordenadoria de Capacitação e Avaliação/PRGDP até o dia 10 de outubro de 2018.

3. PRODUÇÃO DE PITCH E RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA (8 horas em 2 módulos)

Pesquisas, projetos e ações da UFLA têm repercutido cada vez mais na imprensa local, regional, nacional e até mesmo internacional. Nesse sentido, é fundamental a conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância da comunicação e o entendimento de como deve ser o relacionamento com a imprensa. Toda a comunidade acadêmica deve estar preparada para atender os distintos veículos de comunicação.

Outra demanda que se pretende trabalhar no curso refere-se à necessidade de disseminação de conhecimento de conceitos e técnicas básicas para a produção de pitch (um vídeo de curta duração, no qual o pesquisador apresenta o resultado, produto, processo ou serviço de seu projeto em uma linguagem acessível a qualquer cidadão), mídias fundamentais para a divulgação das pesquisas realizadas na UFLA.

Público-alvo: docentes e técnicos administrativos da UFLA.

Metodologia: aulas expositivas e práticas. O curso está estruturado em módulos independentes e o interessado poderá se inscrever no módulo de interesse.

Módulo 1: Mídia: como se relacionar com ela

Objetivo: preparar a comunidade acadêmica para um relacionamento adequado com a imprensa. Mostrar como funciona a imprensa, a realidade e a rotina dos veículos de comunicação, e ainda as características que não podem faltar em uma boa fonte.

Carga horária: 4 horas

Módulo 2: Produção de vídeos/ pitch

Objetivo: orientar a comunidade acadêmica para a gravação de pitch, apresentando as melhores ferramentas para a produção desses vídeos.

Carga horária: 4 horas

Carga horária total: 8 horas.

Vagas: 30 vagas por módulo.

Dias de realização: Módulo 1: 24 de outubro, das 8h às 12h

Módulo 2: 25 de outubro, das 8h às 12h

Coordenadora: Camila de Souza Caetano (DCOM).

Inscrições: Para participar do curso "Produção de Pitch e Relacionamento com a Imprensa" o interessado deverá preencher o formulário de inscrição disponível na página da PRGDP, no endereço www.prgdp.ufla.br, em "Capacitação" - "Cursos com Formulários Específicos" e entregá-lo na Coordenadoria de Capacitação e Avaliação/PRGDP até o dia 10 de outubro de 2018.

Para outras informações:

Plano de Capacitação de Servidores da UFLA - 2018
Coordenadoria de Capacitação e Avaliação/ Coordenadoria de Gestão de Competências / DDP/ PRGDP:
Elisângela Abreu Natividade - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Shirley Michelle de Alcântara - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lilian Luciana da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 3829-5152

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção