Ir direto para menu de acessibilidade.
RANKING NACIONAL

UFLA obtém posições de destaque no Ranking Universitário da Folha 2018

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 03 Outubro 2018 17:14 | Última Atualização: Quinta, 11 Outubro 2018 07:25

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) destacou-se na avaliação sobre "qualidade de pesquisa" do Ranking Universitário da Folha (RUF), posicionando-se entre as dez melhores instituições do país nos quesitos “recursos captados” (5° lugar), “bolsistas do CNPq (6º)”, “publicações docentes” (7°) e “teses” (7°). Os indicadores contribuíram para elevar a classificação geral da qualidade de pesquisa da instituição, da 22ª para a 20ª posição.

A instituição também obteve melhorias em outros 3 indicadores: saltou do 26° lugar para o 15° no quesito inovação; do 17° para o 16° em qualidade de ensino, e do 67° para o 57° em internacionalização. Os indicadores contribuíram para alavancar a posição da UFLA no ranking geral de universidades, do 31º lugar, em 2017, para o 29º em 2018. Todas as classificações são relativas à avaliação das 196 universidades públicas e privadas do Brasil.

 

Posição da UFLA no RUF

 

2018

2017

Ranking geral

29°

31°

Pesquisa

20º

22°

Ensino

16°

17°

Inovação

15°

26°

Internacionalização

57°

67°

“As classificações situam a UFLA entre instituições de ensino superior de grande porte, localizadas nas principais regiões metropolitanas do país. Este é um feito enorme para uma instituição de porte médio do interior, que só atesta o compromisso e a seriedade com que realizamos nosso trabalho”, avalia o reitor da instituição, professor José Roberto Soares Scolforo.

No recorte por estado, a instituição também aparece em posições de destaque. Entre as 25 universidades de Minas Gerais, a UFLA ocupa o 5º lugar no ranking geral, o 3° em qualidade de pesquisa, o 3° em ensino, o 4° em inovação e o 7° em internacionalização.

 

Pesquisas em parceria com a Embrapa

universidades embrapa

Em termos de pesquisa, outro dado no qual a UFLA aparece em posição de destaque é a produção de estudos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

De acordo com o levantamento, a UFLA produziu 383 trabalhos em parceria com a Embrapa entre 2011 e 2015, ocupando a 5ª posição nesse quesito entre as universidades do país. A empresa agropecuária produziu 5.822 trabalhos com alguma das 196 universidades brasileiras no período informado.

Os estudos realizados com a UFLA tiveram participação de 11,6% no total de publicações da Embrapa. Nesse indicador, a Universidade ficou em segundo lugar, atrás apenas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que teve participação em 12,6% das publicações da empresa agropecuária.

A Embrapa possui 42 unidades de pesquisa espalhadas pelo Brasil. Uma delas está localizada no câmpus da UFRRJ; na UFLA, não há unidades instaladas.

 

Ranking Universitário Folha

O RUF é uma avaliação dos cursos e das instituições de ensino superior do Brasil, composto por dois rankings principais: o de cursos e o de instituições. A classificação é realizada anualmente pela Folha de S. Paulo, desde 2012. O resultado deste ano foi divulgado no dia 1°/10.

O ranking de cursos é construído a partir da avaliação dos 40 cursos de graduação com maior número de ingressantes no Brasil, segundo os dados do Censo da Educação Superior. O de instituições avalia as 196 universidades públicas e privadas do Brasil, com base em cinco indicadores principais: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Estas, por sua vez, são subdivididas em categorias específicas.

 

*Texto publicado considerando consulta realizada em 24/7 à Secom/Governo Federal

Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.