AGENDA REITORIA

Assembleia do DEG formalizou criação de três novos departamentos na área das engenharias

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 15 Outubro 2018 18:02 | Última Atualização: Terça, 16 Outubro 2018 11:24
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na quarta-feira (10/10), o Departamento de Engenharia (DEG) promoveu sua última assembleia departamental congregando as sete engenharias as quais atendia. A partir de então, o DEG passou a atender predominantemente aos cursos Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia Física. Resoluções do Conselho Universitário (CUNI) publicadas em 19/9 criaram três novos departamentos para atender aos demais cursos: Departamento de Automática (para dar suporte ao curso de Engenharia de Controle e Automação), Departamento de Engenharia Agrícola (para dar suporte ao curso de Engenharia Agrícola) e Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (para dar suporte ao curso de Engenharia Ambiental).

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, e os pró-reitores Ronei Ximenes Martins (Graduação), João Chrysóstomo de Resende Júnior (Planejamento e Gestão) e Jackson Antunes Barbosa (Infraestrutura) participaram da assembleia em que as novas estruturas foram oficializadas junto à equipe. O chefe do DEG, professor Carlos Eduardo Silva Volpato, agradeceu pelo apoio recebido da equipe no período em que esteve à frente de todo o grupo, enaltecendo também a contribuição dos vários profissionais que lhe deram suporte. "Até aqui, éramos 130 professores e 35 técnicos administrativos - um número alto inclusive para as assembleias. Se não fosse pelo apoio recebido, não teria sido possível administrar".

Durante as atividades, professor Scolforo lembrou que as engenharias na UFLA nasceram conectadas ao mundo agrícola, no qual a Universidade possui muito conhecimento acumulado. “São cursos que nos capacitam para a geração de tecnologias pós-commodity, aproveitando todo o saber já produzido aqui”. O reitor anunciou novos investimentos para os cursos, sendo R$ 10 milhões em equipamentos, licitação para expansão do prédio da Engenharia Ambiental, laboratório multiusuário destinado à construção de protótipos (que deverá estar acoplado ao Departamento de Automática) e solicitou levantamento de equipamentos da Engenharia Agrícola que necessitam de substituição. Scolforo lembrou, ainda, os investimentos realizados entre 2014 e 2018 e os que estão já em fase de licitação, bem como parabenizou as equipes pelos 15 projetos aprovados junto à Fapemig.

No encerramento da assembleia, o reitor enfatizou a importância das engenharias para a Universidade e pediu ao grupo - em grande parte formado por novos professores - que trabalhe, com afinco, por duas causas: manter a UFLA entre as melhores do Brasil e fazer com que se consolide entre as boas instituições de ensino do mundo. “Vocês representam um sonho... o de vermos essa universidade indo além do mundo agrário, ultrapassando fronteiras - e com alta qualidade. Que possam abraçar a causa, por toda a história já construída e pelo que isso vai representar para o futuro da UFLA e do País”.

Sobre o DEG

O DEG foi criado em 1966 como Departamento de Engenharia Rural (DER), com sede no Câmpus Histórico. Entre 1975 e 1979, passou por transformações, com a criação do curso de graduação em Engenharia Agrícola (o segundo do Brasil), a construção de laboratórios, salas de aulas, gabinetes para professores, aquisição máquinas e equipamentos, entre outras ações.

A denominação DEG veio em 1982. Já o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola teve início em 1990 e passou por ampla expansão desde então. Iniciativas do departamento deram origem à maior feira nacional do agronegócio café - a Expocafé.  Atendendo a demandas da sociedade, o DEG, em 2008, tornou-se responsável pelos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia de Controle e Automação, e em 2014 assumiu os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia Mecânica.

As Resoluções Cuni 81/2018, 82/2018 e 83/2018 oficializam uma nova fase dessa história.

Equipe das engenharias durante última assembleia conjunta realizada em 10/10.

Assunto(s): engenharias