Capacitação de Servidores

Inscrições abertas para nova turma do curso "Indicadores da Educação Superior"

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Quarta, 31 Outubro 2018 08:55 | Última Atualização: Quarta, 31 Outubro 2018 08:57

Estão abertas as inscrições para a nova turma do curso “Indicadores da Educação Superior”. O objetivo é capacitar os participantes para o entendimento dos indicadores e as metodologias utilizadas no acompanhamento do desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) pelas principais organizações governamentais e privadas. O curso conta com uma carga horária de 12 horas, com aulas expositivas e dialógicas, e tem como público-alvo diretores, chefes de departamento e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, além dos docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e entregá-lo na Coordenadoria de Capacitação e Avaliação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PRGDP) até 8/11.  São oferecidas 60 vagas.

Conteúdo:

MÓDULO

PRELECIONISTA

HORÁRIO

C.H.

a) Rankings Internacionais

Antônio Chalfun Junior (DRI)
Márcio André Stefanelli Lara (DRI)
Leandro Coelho Naves (DMA)

13/11/2018

- THE World University Rankings

- QS World University Rankings

- UI GreenMetric World University Ranking

b) Indicadores de Qualidade da Educação

Warlley Ferreira Sahb (DADE/PRG) e Francine de Paulo Martins Lima (DED/DADE)

20/11/2018

- Conceito ENADE

- Conceito Preliminar de Curso (CPC)

- Índice Geral de Cursos (IGC)

c) Rankings Nacionais

Warlley Ferreira Sahb (DADE/PRG) e
Camila Caetano (DCOM)

27/11/2018

4

-Avaliação das universidades e dos Cursos superiores da revista Guia do Estudante

- Ranking Universitário Folha (RUF)

Coordenação: Adriano Higino Freire (Assessoria de Governança e Gestão/Reitoria)

Sobre os Indicadores da Educação Superior

A utilização de indicadores pelas organizações permite verificar se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas, de modo a viabilizar o alcance de seus objetivos planejados. Uma organização que gerencia seu desempenho por meio de indicadores pode realizar rapidamente intervenções administrativas à medida que ocorrem flutuações de processos, permitindo-a tomar decisões, executar ou reorientar ações que irão melhorar o seu desempenho.

A importância da utilização de indicadores para a eficiência do sistema de governança dos órgãos públicos fica evidente ao se verificar que o Ministério da Educação, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Tribunal de Contas da União, em seus processos de monitoramento das IFES, utilizam indicadores de gestão e acadêmicos para medirem o desempenho e o cumprimento dos objetivos e da missão dessas organizações. Além disso, várias organizações do setor privado, nacionais e internacionais, também acompanham o desempenho das IFES com base em indicadores.

Dessa forma, torna-se necessário que os servidores envolvidos diretamente nos processos geradores de indicadores de gestão e acadêmicos conheçam e compreendam os principais indicadores de desempenho internos e externos da UFLA, em busca da melhoria constante da eficiência do sistema de governança institucional.

Consulte todos os cursos do Plano de Capacitação