PUBLICAÇÕES

Editora UFLA define Política Editorial para orientar autores e colaboradores

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 31 Outubro 2018 18:12 | Última Atualização: Quarta, 31 Outubro 2018 18:20
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Editora UFLA definiu uma Política Editorial para orientar os autores e colaboradores de livros sobre a tramitação interna dos originais e as adequações às normas editoriais. O documento faz parte de um processo de reestruturação da editora, que visa diversificar o catálogo de livros, contemplando as novas áreas de conhecimento abrangidas pela expansão da Universidade.

De acordo com a Política Editorial, as publicações da editora devem se enquadrar em quatro linhas:

1 - Livros técnico-científicos: destinados à difusão do conhecimento de caráter técnico-científico produzido no âmbito da UFLA, ou de interesse da comunidade científica;

2 - Livros didáticos: obras destinadas ao apoio das atividades de ensino, pesquisa e extensão;

3 - Livros de temas contemporâneos: obras sobre assuntos atuais e de relevância, voltados para todas as áreas de conhecimento, selecionadas e aprovadas pelo Conselho Editorial;

4 - Coleção de livros dos ensinos fundamental e médio: publicação impressa ou eletrônica, voltada particularmente para professores dos ensinos fundamental e médio.

O recebimento de material para a análise da pertinência da publicação é realizado em fluxo contínuo. Os trâmites internos incluem a avaliação preliminar dos originais pelo Conselho Editorial e a avaliação de consultores especializados (pareceristas) na área de conhecimento do livro.

Para estimular a publicação de obras específicas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Editora UFLA estão preparando editais que serão lançados, em breve, para a comunidade interna da Universidade.

A Política Editorial foi aprovada pelo Conselho Editorial, órgão normativo e deliberativo da Editora UFLA. A partir de novembro, a equipe da editora visitará os departamentos acadêmicos da Universidade para divulgar sua política e convidar os docentes a publicar suas obras.

Sobre a Editora UFLA

A Editora UFLA é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), cujo principal objetivo é estimular a produção intelectual de docentes, pesquisadores e discentes, divulgando os conhecimentos científicos produzidos no âmbito acadêmico. Suas atribuições são desenvolver a política editorial da Universidade e coordenar e regulamentar as publicações técnicas, científicas, didáticas e de interesse institucional.

A editora foi criada pelo Conselho Universitário em 1998 e possui em seu catálogo atual 160 títulos de livros, 6 periódicos científicos, diversos textos acadêmicos e boletins técnicos. Em 2018, a Editora UFLA comemora 20 anos.