menção honrosa

Professora da UFLA recebe menção honrosa da Capes por pesquisa de doutorado

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 12 Novembro 2018 11:35 | Última Atualização: Segunda, 12 Novembro 2018 11:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

A professora Daiane Alice Henrique Ament, do Departamento de Ciências Exatas (DEX), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), recebeu menção honrosa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Supeior (Capes) por sua pesquisa de doutorado “Invariantes de germes de aplicações” realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A tese teve como orientadores os professores João Nivaldo Tomazella (UFSCar) e Juan José Nuño Ballesteros (Universidade de Valência-Espanha).

Daiane obteve o título de doutora em Matemática em 19 de abril de 2017 e ingressou na UFLA em 15 de agosto deste ano. Sua área de concentração é a Geometria e Topologia, tendo como linha de pesquisa a Teoria de Singularidades. Realizou a sua graduação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Rio Claro (2007-2010) e mestrado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (2011-2013).

Daiane comenta que já no segundo ano de graduação encantou-se com a matemática pura e decidiu seguir a carreira acadêmica. “Iniciei então em 2009, uma iniciação científica na linha de pesquisa de Teoria de Singularidades, sob orientação da professora Eliris Cristina Rizziolli, para estudar os conceitos básicos da Teoria de Singularidades, com o intuito de me preparar para um mestrado nessa área”, comenta. Ao longo dos dois anos de iniciação científica, apresentou vários trabalhos. Também teve um trabalho de iniciação científica publicado no Boletim de Iniciação Científica em Matemática – BICMat.

Em 2011, realizou um Curso de Verão no ICMC. Em março do mesmo ano, iniciou o mestrado no referido instituto, sob orientação do professor Nivaldo de Góes Grulha Júnior. “Os excelentes pesquisadores de São Carlos na área de Teoria de Singularidades, muito contribuíram para a minha formação e devido ao reconhecimento internacional desse grupo de pesquisa, tive a oportunidade de ter contato com pesquisadores da área de diversos países. Obtive o título de mestra em Ciências na área de Matemática pela Universidade de São Paulo com a dissertação: A obstrução de Euler de uma função”.

Logo em seguida ingressou no doutorado na UFSCar. “Iniciamos a pesquisa do doutorado com o objetivo de encontrar uma relação entre dois invariantes da Teoria de Singularidades, o número de Milnor determinantal e a obstrução de Euler de uma função, a qual havia estudado durante o mestrado. Tive a oportunidade de realizar pelo período de um ano o doutorado sanduíche na Universidade de Valência. Nessa etapa da pesquisa abordei conceitos relacionados a Conjectura de Mond”.

Daiane acredita que a menção honrosa da Capes se deve ao fato de terem conseguido definir um novo conceito: o número de Milnor da imagem para aplicações entre curvas planas, obtendo assim uma resposta positiva para a Conjectura de Mond no caso de germes de aplicações entre curvas planas. "E também pela contribuição à Teoria de Singularidades, apresentando resultados envolvendo questões atuais".