Ir direto para menu de acessibilidade.
INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO

Ação do Minuto da Saúde conscientiza comunidade sobre AVC

Escrito por DCOM | Publicado: Quarta, 14 Novembro 2018 17:50 | Última Atualização: Quarta, 14 Novembro 2018 17:50 | Acessos: 951

“Você tem 1 minuto? ” É com essa pergunta que as ações do projeto “Minuto da Saúde” convidam quem passa perto da tenda dos estudantes do curso de Medicina da UFLA a se atentar, por um intervalo curto de tempo, sobre diversos assuntos da saúde. Realizada durante a manhã e a tarde desta quarta-feira (14/11), no Centro de Convivência da Universidade, os integrantes da Liga Acadêmica de Neurologia, Neurocirurgia e Neurociências (Neuro), em parceria com o Minuto da Saúde, dedicaram-se a compartilhar com a comunidade acadêmica informações sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Durante a abordagem, as pessoas puderam conhecer os fatores de risco que levam ao AVC, saber como identificar precocemente os sinais que uma pessoa apresenta ao ter a doença cerebral, levar consigo cartilhas sobre o tema e esclarecer dúvidas sobre outros assuntos relacionados. Além disso, os estudantes fizeram aferição de pressão dos interessados.

De acordo com a presidente da Liga Neuro, Antônia Amanda, estudante do 6º período do curso de Medicina, é a primeira vez que o grupo faz essa ação, mas já pretende levá-la para a Praça Dr. Augusto Silva, no centro de Lavras, para atender à comunidade externa.  “As pessoas que passam na tenda precisam saber o que é necessário ser feito quando ocorre um AVC e repassar o aprendizado para amigos e família, para que outras pessoas possam ajudar quando alguém estiver passando por isso. Quando se trata desse acidente, o caso é de urgência, pois quanto maior o tempo de espera de atendimento, maior será a perda do cérebro.”. Outro objetivo, segundo Antônia, é cadastrar a Liga na ONG “Rede Brasil AVC”, centro que coordena todas as ações de prevenção ao AVC no Brasil e integrar a UFLA ao cenário nacional. A ação integra o Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro.

Sobre a Liga Neuro

Com uma equipe de dezenove estudantes, a Liga Neuro foi fundada no segundo semestre letivo de 2019 e é coordenada pela professora do Departamento de Saúde (DSA/UFLA) Francesca Maria Mesquita e co-orientada pelo médico neuropediatra Natanael Lourenço Mota.

Saiba identificar um AVC

Para reconhecer precocemente os sinais da doença cerebral, a presidente da Liga orienta a utilização de um “guia” que se chama SAMU: S de Sorria, A de Abrace, M de Música e U de Urgência. Por isso, preste atenção:

  • Peça para pessoa sorrir. Se o sorriso sair torto ou se a boca entortar para um dos lados é um indicativo de AVC;
  • Peça para levantar os braços. Se a pessoa tiver dificuldade para levantar um dos braços, ou após levantar um deles e cair, pode ser um AVC;
  • Peça para repetir uma frase ou mensagem, como uma música, por exemplo. Se não compreender ou não conseguir repetir, pode ser AVC;
  • Identificou algum dos sintomas? Chame imediatamente o SAMU – 192.

Reportagem: Alberto Moura, bolsista UFLA/Fapemig

Fotos: Ana Carolina Rocha, estagiária

minutosaude1minutosaude2minutosaude4

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.