Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
HOMENAGEM

Reitor da UFLA recebe título honorífico em São Sebastião do Paraíso devido ao projeto do novo câmpus

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 27 Novembro 2018 08:49 | Última Atualização: Terça, 27 Novembro 2018 13:35
Gentileza solicitar descrição da imagem
À esquerda, o presidente da Câmara, Marcelo Morais. Ao centro, o reitor. À direita, o vereador Lisandro Monteiro.

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, recebeu da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso a outorga do título de “Cidadão Benemérito Paraisense”. A honraria é um reconhecimento pelo empenho e trabalho realizado para a implantação do câmpus da Universidade no município.

No local, Scolforo enfatizou que fez questão de estar presente, porque o título tem um significado muito relevante. “Ser cidadão benemérito significa ser um ajudador do desenvolvimento da cidade. É uma honra ser reconhecido por algo assim”.

A sessão solene de homenagens foi realizada na quinta-feira (22/11), no Plenário “Presidente Tancredo Neves”, da Câmara. Quem conduziu os trabalhos foi o presidente da Casa, Marcelo Morais. Após a abertura, o secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Luiz de Paula, fez um discurso saudando os homenageados em nome da Câmara. Ele ainda ressaltou a importância da profissão de cada um dos outorgados. Ao todo, 12 personalidades foram agraciadas.

Além do título de “Cidadão Benemérito” concedido a Scolforo, foram outorgados durante a solenidade os títulos de “Mérito Municipal” e de “Cidadão Honorário”. Receberam o título e a Medalha do Mérito Municipal o advogado e historiador Luiz Ferreira Calafiori e o advogado Paulo Marciano da Silva. Já as homenagens de “Cidadão Honorário Paraisense” foram entregues ao comerciante Alfeu Lopes de Miranda; à escritora e poetisa Dalila Mirhib Cruvinel; à analista do SEBRAE Elcília Paulinelli de Oliveira; ao locutor de rodeio e radialista Josnei César Marciano; ao guarda municipal Milton Delfante; ao jornalista Vando da Silva e aos médicos Luciano Constantini, Rachel de Oliveira Costantini e Rodrigo de Lima Russo.

Também recebeu uma medalha de reconhecimento pelos serviços prestados à Câmara de São Sebastião do Paraíso o servidor José Maria Malaguti que, após 30 anos, deixará o Legislativo municipal.

A UFLA em São Sebastião do Paraíso

A ideia de um câmpus da UFLA em São Sebastião do Paraíso esteve em discussão na instituição já em 2009, quando foi aprovada pelo Conselho Universitário (CUNI/UFLA). O projeto foi então encaminhado ao MEC para avaliação. Em 2016, as negociações sobre a proposta foram retomadas, com uma atualização da proposta e nova avaliação.  O projeto foi novamente aprovado pelo Conselho Universitário da UFLA (CUNI) este ano, bem como pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFLA) e na Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC). Em março, veio a aprovação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção