Tecnologia e Inovação

Começou no Rio a 1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes – uma parceria Inmetro - UFLA - Firjan

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 27 Novembro 2018 15:39 | Última Atualização: Quarta, 28 Novembro 2018 11:11
O reitor da UFLA participou da cerimônia de abertura da Conferência nessa segunda (26/11), no Rio.

É realizada nesta semana, no Rio de Janeiro, a “1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”. O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Firjan. O primeiro dia de atividades foi nessa segunda-feira (26/11) e a programação segue até quinta-feira (29/11).

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, participou da solenidade de abertura e reforçou em sua fala o objetivo do evento: “Queremos construir um arcabouço legal, claro e objetivo, para que, nas evoluções dos veículos autônomos, a segurança seja a tônica, e o cuidado com o ser humano seja o ponto fundamental. A Universidade se sente muito orgulhosa em ser parceira de uma instituição com tanta credibilidade, como é o Inmetro”, disse.

Também se pronunciaram durante a abertura o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, e o gerente da Casa Firjan, Gabriel Pinto. Os professores da UFLA Arthur de Miranda Neto, Joel Yutaka Sugano e Danilo Alves de Lima são palestrantes na Conferência. Além deles, integra o Comitê Organizador o professor Sérgio Teixeira. Todos são membros, na UFLA, do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT/UFLA).

Nos quatro dias de programação, representantes de ministérios, órgãos de segurança viária, montadoras, fornecedores de tecnologia, acadêmicos e profissionais das áreas jurídica e de seguros estarão empenhados na discussão da criação de regras claras que permitam viabilizar e incentivar a adoção, de forma segura, de tecnologias relativas a veículos inteligentes. Atualmente, a automatização de veículos enfrenta desafios quanto à  regulamentação e às políticas vigentes.

Na programação do primeiro dia, demonstrações com o carro autônomo desenvolvido na Ufes

No primeiro dia de evento fez parte das atividades a demonstração do carro inteligente IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele circulou pela área dos jardins da Casa Firjan. O carro autônomo, de acordo com o professor da Ufes Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto do veículo, tem a capacidade de se adaptar ao meio ambiente. Ele possui tecnologia para se localizar e reprogramar as rotas, usando sensores a laser e câmeras de vídeo.

Acompanhe outras informações pelo site do Inmetro ou pelo link do evento.

Com informações da assessoria de Comunicação do Inmetro.