Editora UFLA lança livros em diferentes áreas do conhecimento

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 06 Dezembro 2018 15:48 | Última Atualização: Quinta, 06 Dezembro 2018 18:11

O catálogo da Editora UFLA está com novas publicações. Nesta quarta-feira (5/12), foram lançados quatro livros impressos e quatro digitais, em solenidade realizada no Anfiteatro Professor Magno Antônio Patto Ramalho (Ramalhão), com a presença dos autores. As obras são de quatro áreas: Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Educação e Ciências Biológicas.

lancamento livros 1lancamento livros 2

Livros lançados na solenidade

O lançamento é considerado um marco da nova fase vivenciada pelo órgão. Em 2018, a Editora UFLA completou 20 anos iniciando um processo de reestruturação que tem como uma de suas principais metas a diversificação das áreas de conhecimento científico e tecnológico contempladas com publicações.

A reestruturação já soma outras conquistas. “Após cinco anos de negociações, firmamos um convênio com a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), que nos permite atuar com mais segurança jurídica e expandir nossas ações, estabelecendo parcerias com editoras universitárias e comerciais, bem como com instituições de pesquisa como a Embrapa. Além disso, acabamos de lançar nossa Política Editorial, com orientações para novos autores”, acrescenta o diretor da Editora, Marco Aurelio Carbone.

A Editora UFLA é vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa (PRP). De acordo com o pró-reitor Teodorico de Carvalho, o órgão cumpre uma função estratégica para a Instituição. “O livro é a principal forma de difusão de conhecimentos já consolidados, o que torna a editora fundamental na vida de nossa Universidade”.

Para o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, é preciso estimular professores e doutorandos a apresentar novas propostas de livros, “fazendo o conhecimento gerado na UFLA transcender a universidade e tornar-se referência para profissionais e outras instituições de ensino".

Durante a solenidade, os autores apresentaram brevemente cada um dos livros. Também houve uma homenagem aos servidores da Editora UFLA que trabalharam na concretização das obras.

Com as novas publicações, a editora passa a contar com um catálogo composto por 151 títulos livros. Para o ano que vem, está previsto o lançamento de mais nove no primeiro semestre e 13 no segundo semestre.

Exemplares dos livros impressos podem ser adquiridos na Livraria da UFLA, localizada no Centro de Convivência do câmpus. Já as publicações digitais estão disponíveis, gratuitamente, no Repositório da Editora UFLA.

Confira fotos do evento