PAPC

Publicado edital da UFLA para apoio à tradução e revisão de artigos científicos - submissões até 1º/2

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 17 Dezembro 2018 14:24 | Última Atualização: Terça, 18 Dezembro 2018 17:23
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) publicou nesta segunda-feira (17/12) o Edital PRPG/UFLA nº 88/2018, referente ao Programa de Apoio à Publicação Científica em Periódicos de Alto Impacto (PAPC). Professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) interessados em submeter propostas para tradução de artigos científicos para o idioma inglês - ou para revisão de artigos já em inglês - devem preencher o formulário próprio, disponível nos anexos do Edital, e entregar à PRPG até 1º/2/2019.

O objetivo do PAPC é contribuir para a melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu e da produção científica dos docentes, contribuindo também para a inserção internacional das publicações científicas da comunidade UFLA. O apoio para tradução e revisão destina-se a artigos que serão submetidos a periódicos classificados nos estratos A1, A2 e B1, nos Qualis das áreas de avaliação da Capes.

Pelo edital atual, o recurso disponibilizado pela UFLA é de R$ 250 mil; até 210 trabalhos poderão ser contemplados, de acordo com os serviços especificados no quadro abaixo. O serviço de tradução ou revisão será feito por meio de contrato de prestação de serviços, firmado entre a UFLA e a empresa American Jornal Experts (AJE).

Confira o edital completo com todas as orientações. Os formulários estão nos anexos. É possível acessar também http://prpg.ufla.br/destaques/programas-de-apoio-a-publicacao-cientifica.

quadro papc

Sobre o Programa

O PAPC, até 2016, era feito por ressarcimento financeiro aos autores de artigos enviados para tradução. Na nova versão, iniciada em 2017, uma empresa foi licitada para realizar a tradução dos artigos contemplados. De acordo com a PRPG, o processo tornou-se menos oneroso, permitindo ampliar o benefício a um número maior de artigos. Em 2018, a opção foi por investir na melhoria da qualidade das traduções. Para isso, a PRPG trabalhou em um processo de inexigibilidade de licitação, contratando uma empresa internacional que é considerada uma das melhores do ramo.

Dos 1.163 artigos já traduzidos desde 2016 por meio do PAPC, mais de 600 já haviam alcançado publicação internacional até meados de 2018. Os demais estão em tramitação em periódicos científicos.