Ir direto para menu de acessibilidade.
AVALIAÇÃO DO MEC

Graduação da UFLA obtém pontuação mais elevada entre universidades públicas do País no IGC do MEC

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 18 Dezembro 2018 18:18 | Última Atualização: Quarta, 19 Dezembro 2018 11:00 | Acessos: 5542
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) destacou-se no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), divulgado nesta terça-feira (18/12), com a pontuação mais elevada da graduação entre as universidades públicas do Brasil. A Instituição obteve o conceito 3,5 - em uma escala de 1 a 5 -, com o maior número de cursos avaliados em um mesmo ano (19).

Outro destaque foi a manutenção, pelo 11° ano consecutivo, do conceito máximo do IGC (5). Este ano, menos de 2% das instituições do Brasil situaram-se nesta faixa de excelência, enquanto 66% obtiveram nota 3.

O IGC avalia a qualidade de todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil, em uma escala de 1 a 5. O resultado deste ano incluiu 2.056 instituições públicas e privadas de todo o país, sendo 102 universidades públicas. O indicador é obtido com base em variáveis relacionadas ao ensino nos níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu.

Uma das variáveis considerada no cálculo do IGC é a proporção de alunos de mestrado e doutorado em relação aos graduandos. "Como a graduação da UFLA cresceu consideravelmente nos últimos anos, este ainda é um ponto de fragilidade. Entretanto, há um enorme esforço de política institucional para o aumento e a democratização dos cursos de pós-graduação, além da criação de novos cursos. Somente este ano, conseguimos a aprovação de oito novos cursos. Dessa forma, ao longo do tempo será estabelecido um novo equilíbrio na proporção de discentes de pós-graduação em relação aos da graduação”, afirma o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo.

Também foi divulgado nesta terça-feira o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação, também em uma escala de 1 a 5. O indicador é calculado com base no desempenho dos estudantes no Enade, no valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, no perfil do corpo docente e nas condições do processo formativo. Foram avaliados cursos de Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins.

Conceito Preliminar de Curso (CPC)
Ano II - Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins
Cursos 2017
Matemática (Licenciatura) 4
Letras-Português (Licenciatura) (EaD) 3
Letras-Português e Inglês (Locenciatura) 4
Física (Licenciatura) 4
Química (Bacharelado) 3
Química (Licenciatura) 4
Ciências Biológicas (Bacharelado) 4
Ciências Biológicas (Licenciatura) 4
Pedagogia (Licenciatura) (EaD) 4
Filosofia (Licenciatura) 4
Filosofia (Licenciatura) (EaD) 3
Educação Física (Licenciatura) 5
Ciência da Computação (Bacharelado) 4
Sistemas de Informação 4
Engenharia de Controle e Automação 4
Engenharia de Alimentos 4
Engenharia Ambiental 4
Engenharia Florestal 5
Letras - Inglês (EaD) 3

Confira o Ranking TOP 10 do Índice Geral de Cursos (IGC/MEC)

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.