CAPACITAÇÃO

Com crescimento do número de novos servidores, Semana de Integração é atividade estratégica na Universidade

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 13 Março 2019 15:06 | Última Atualização: Sexta, 15 Março 2019 10:08
Gentileza solicitar descrição da imagem
O reitor, professor Scolforo, recebeu os servidores a apresentação da Universidade

A atividade é considerada essencial para que novos integrantes do quadro conheçam a estrutura da UFLA, sejam acolhidos adequadamente e possam contribuir mais ativamente com a sociedade em seu trabalho diário.

Dos profissionais que compõem o quadro de pessoal da Universidade Federal de Lavras (UFLA) atualmente, quase 60% ingressaram na instituição nos últimos 7 anos. Foram 740 posses de 2012 a 2018, incluindo professores e técnicos administrativos. Em 2018, os registros da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) apresentam 100 posses concedidas, quantitativo 59% superior ao de 2017. Trata-se de uma renovação acelerada da força de trabalho, que faz da "Semana de Integração no Serviço Público e na Universidade" uma das ações de destaque da Coordenadoria de Capacitação e Avaliação/PRGDP.

Este ano a Semana foi realizada de 25/2 a 1º/3 e reuniu 85 servidores. Foi a 7ª edição dessa modalidade de capacitação, iniciada em 2009, ainda em outro formato.  O intuito é integrar os novos servidores ao ambiente da UFLA, proporcionando-lhes um melhor entendimento sobre estrutura de funcionamento da Universidade e de seus objetivos e metas, facilitando o relacionamento no trabalho e o desenvolvimento de suas atribuições. Compõem a programação a apresentações sobre a instituição pela reitoria e pró-reitorias, dinâmicas de integração, visita orientada pelo câmpus, apresentação das entidades de classe (SindUFLA e Adufla), apresentações sobre as carreiras de professores e técnicos administrativos, sobre procedimentos de gestão de pessoas, administração pública e direito administrativo, câmpus virtual, código de ética do servidor, além de discussões sobre convivência e relações humanas.

Quem participa das atividades, avalia positivamente. O servidor técnico-administrativo Márcio de Souza Veríssimo já caminha para completar um ano de trabalho na UFLA, na Diretoria de Educação a Distância (Dired). Apesar de já ter desenvolvido, nesse tempo, inúmeros serviços na instituição, definiu-se como “impressionado” com tudo que viu e ouviu no decorrer das atividades da capacitação. “Durante a volta ao câmpus, tendo acesso a todas as explicações, fiquei muito surpreso. O ‘orgulho de ser UFLA’ nunca fez tanto sentido para mim quanto agora. É impressionante tudo o que foi construído aqui e o potencial que a Universidade tem”. Márcio veio para a UFLA por redistribuição e diz estar muito satisfeito com o que encontrou. “O acolhimento das pessoas superou todas as minhas expectativas. Percebo que minhas opiniões são ouvidas e consideradas nas decisões. É um diferencial”.

Na Semana de Integração os servidores participam de palestras, dinâmicas de integração e visitas pelo câmpus.

O acolhimento da UFLA também foi um ponto forte destacado pelo desenvolvedor de sistemas Wagner Saback Dantas, que atua na DGTI. Ele conta que nos últimos tempos passou por sucessivas mudanças: é baiano, mas estava trabalhando em Santa Catarina; depois se mudou para Juiz de Fora e depois para Lavras. “Diante de tantos recomeços, faz toda diferença ser recebido por uma equipe como a da DGTI, que me acolheu tão bem”. Ele também aprovou as atividades da Semana de Integração. “Como ficamos no Câmpus Histórico, esse momento em que podemos conhecer outras pessoas e ter um contato maior com a instituição é muito importante”. Para Wagner, que tomou posse em novembro de 2018, prestar concurso público para uma universidade foi uma escolha planejada: “Eu vivi 20 anos no mundo acadêmico, como estudante ou trabalhando. Tenho um vínculo forte com a Educação, e acredito muito nela. A Educação me transformou como sujeito, por isso quero sempre ser parte dela”.

A Semana de Integração é coordenadora pelas pelas servidoras da PRGDP Elisângela Abreu Natividade e Shirley Michelle de Alcântara, e reúne como palestrantes colaboradores de diferentes órgãos da Universidade. Desde que foi idealizada, mais de 400 servidores já participaram das atividades. Além da Semana de Integração, a Coordenadoria de Capacitação e Avaliação colabora com a carreira dos servidores por meio da organização do Plano de Capacitação dos Servidores, com edições anuais. Em 2018, foram 577 horas de cursos ofertados por meio do Plano, mobilizando 546 participações do público. A satisfação dos participantes com os cursos é superior a 90%.