UFLA firma novos convênios com entidades públicas e privadas

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 13 Março 2019 18:41 | Última Atualização: Quinta, 28 Março 2019 14:25
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nesta quarta-feira (13/3), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) firmou novos convênios com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Lavras e a Bayer S.A. Os documentos foram assinados pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, e por representantes das três instituições, em solenidade realizada no Salão dos Conselhos.

Com o Corpo de Bombeiros, foi firmado um Acordo de Mútua Cooperação que prevê a instalação de um ponto-base na UFLA para a operação de uma viatura dos bombeiros, além de atividades de apoio logístico, treinamento e qualificação profissional. Na assinatura do documento, o Corpo de Bombeiros foi representado pelo Comandante do 6° Comando Operacional de Bombeiros, Coronel BM. Giuvane Barbosa de Moraes, e pelo Comandante do 9° Batalhão de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, Tenente Coronel BM. Alexandr Humia Casarin

O comandante enfatizou que a cooperação é benéfica para ambas as partes: “o campo científico pode agregar muito valor à formação da tropa; por sua vez, podemos prestar vários serviços à comunidade acadêmica, como treinamentos de brigada de incêndio e primeiros socorros”. De acordo com o reitor da UFLA, as contribuições dos bombeiros podem ir ainda mais além, “incluindo o auxílio em correções de construções antigas, que podem trazer impactos positivos inclusive para o consumo de energia”.

A Prefeitura Municipal de Lavras e a UFLA firmaram um Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), que prevê ações para combater a deficiência de ferro na infância, problema de saúde que pode comprometer o desenvolvimento físico e intelectual de crianças ainda em fase de formação.

O prefeito José Cherem destacou que “essa é mais uma entre 80 ações conjuntas já desenvolvidas em parceria com a UFLA, que beneficiam não só a população do município de Lavras, como também das cidades vizinhas”. Na avaliação de Scolforo, “o mínimo que a Universidade pode fazer é impactar positivamente seu entorno. Por isso, a ampliação do relacionamento com a Prefeitura é uma preocupação constante nossa”.

O Protocolo de Intenções assinados entre a Bayer S/A e a UFLA prevê colaboração técnico-científica para formação profissional, intercâmbio de informações técnicas e desenvolvimento conjunto de ações, atividades e projetos de pesquisa e extensão nas quais ambas possuem interesses comuns. Biotecnologia, agricultura digital, além de projetos que envolvam sistemas produtivos, como os de soja e milho, estão no cerne do acordo da Parceria Público Privada.

O diretor da Bayer responsável pela assinatura do documento, Dirceu Júnior, comemorou a formalização do convênio, que se concretizou após dois anos e meio. “Agora, temos que focar nessa segunda e importante etapa, que é explorar o potencial do convênio com projetos e linhas de pesquisa de interesse comum”.

Scolforo informou vem realizando um trabalho junto ao Mec para corrigir as distorções legais que têm dificultado essa aproximação público-privada. “Havendo o compromisso com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e a independência da pesquisa, essa cooperação tem tudo para ser muito produtiva”, pondera.