Ir direto para menu de acessibilidade.
PARCERIAS

UFLA desenvolverá projetos conjuntos com o Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação do Exército Brasileiro

Escrito por DCOM | Publicado: Segunda, 25 Março 2019 17:33 | Última Atualização: Segunda, 25 Março 2019 20:08 | Acessos: 1138
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Diretoria Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, no dia 20/3, representantes do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA) do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, para discutir projetos conjuntos. A reunião foi presidida pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo.

No encontro, ficou decidido que as iniciativas deverão atender os interesses da defesa e, ao mesmo tempo, possuir aplicações tecnológicas industriais e de consumo. A cooperação será formalizada por meio de um protocolo de intenções, que já está em elaboração.

As áreas e linhas de pesquisa aplicáveis a projetos de desenvolvimento de produtos de defesa de curto e médio prazo do SisDIA incluem, entre outras, Sistemas Autônomos; Defesa Química e Biológica; Segurança da Informação e Computação de Alto Desempenho.

Estiveram presentes na reunião o coordenador geral do Escritório Regional Belo Horizonte do SisDIA, general Rômulo Bini; o coronel EB R1 Roger Matta; o coronel EB R1 Nilo Barros e o coronel EB R1 Samuel da Silva. A UFLA foi representada pela Diretoria Executiva, pela Pró-reitoria de Pesquisa e por docentes de diferentes departamentos. A reunião também contou com a presença do deputado estadual de Minas Gerais Coronel Henrique.

Após a reunião na Reitoria, foi realizada uma apresentação do SisDIA para a comunidade acadêmica da UFLA, no anfiteatro da InovaCafé. O General Rômulo Bini e sua equipe explicaram as potenciais aplicações da iniciativa, que tem como principal objetivo desenvolver pesquisas, produtos e tecnologias de mútuo interesse. Em breve, os pesquisadores presentes devem apresentar à equipe do SisDIA um compliado de propostas de projetos com potencial para desenvolvimento conjunto.

Sobre o SisDIA

O SisDIA é um programa de abrangência nacional, coordenado pelo Exército brasileiro com o objetivo de financiar o desenvolvimento de novas tecnologias a partir de relações entre universidades, empresas e governo.

O Exército atua no SisDIA de diferentes formas: fomentando ações, oferecendo recursos humanos e capacitação, realizando prospecção tecnológica e figurando como potencial comprador dos sistemas e produtos desenvolvidos.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.