capacitação

Programa de Qualificação de técnicos administrativos tem recorde de servidores atendidos em 2019

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 27 Março 2019 14:26 | Última Atualização: Sexta, 29 Março 2019 11:43
Gentileza solicitar descrição da imagem

O investimento em um quadro de servidores técnico-administrativos em educação (TAE's) altamente qualificado é uma prioridade na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Em 2019, a Direção Executiva viabilizou aumento na previsão de recursos destinados ao Programa de Apoio à Qualificação dos TAE's. Serão quase R$ 97 mil destinados a apoio financeiro para que servidores participem de cursos pagos, sejam eles cursos técnicos, de graduação, especialização ou pós-graduação stricto sensu. O número de participantes selecionados é o maior da história do Programa, iniciado em 2013. A média dos anos anteriores era de 21 servidores ingressantes por ano.

Pelo Edital PRGDP nº 11/2019, que abriu as inscrições para o Programa neste ano, 37 servidores se candidataram. Como todos eles atenderam a critérios de participação, como a relação direta do curso pretendido com o cargo ou ambiente organizacional, esforços da PRGDP e da Direção Executiva garantiram o atendimento a todos. O resultado da seleção já foi divulgado.

Outros 16 servidores estão ativos no Programa, por terem sido selecionados em editais de anos anteriores. No total, desde 2013, 188 servidores já utilizaram o benefício.  O valor atual concedido aos participantes é de até R$300,00 por mês, durante dez meses, podendo ser renovado durante o período de duração do curso.

Para a assistente em administração Aparecida Lanes de Paula, que atua na Biblioteca Universitária, o Programa de Apoio à Qualificação foi importante para que cursasse a graduação em Gestão Pública, concluída em 2018. Ela fez o curso a distância, e conta que os desafios são muitos nessa modalidade de ensino. "O esforço é grande e às vezes dá vontade desistir, mas a experiência foi boa e trouxe contribuições para o trabalho que faço aqui", diz. Para o servidor que atua na Gráfica da UFLA, João Carlos Avelino, o Programa foi o estímulo para que voltasse aos estudos depois de 24 anos da conclusão do Ensino Médio. "Nessa fase da vida, já temos compromissos com a família e muitos gastos mensais. Quando recebemos o apoio da Universidade para investir em um curso, é uma motivação a mais para enfrentarmos as dificuldades", avalia. João cursou graduação e especialização, o que contribuiu para seu avanço na carreira e para a melhoria dos trabalhos que desempenha. "Os cursos foram úteis, com informações que me ajudam quanto a questões de atendimento, de gerenciamento do setor e na rotina em geral".

Confira o resultado do  Edital PRGDP nº 11/2019