alerta

Mobilização nacional pelo combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 29 Março 2019 11:17 | Última Atualização: Sexta, 29 Março 2019 12:53

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Ministério da Saúde convocam a comunidade acadêmica a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional pelo combate ao Aedes aegypti, ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. Como agravante, é válido destacar que essas doenças podem ainda estar associadas à  microcefalia e à síndrome de  Guillain-Barré.

A Coordenadoria de Prevenção de Endemias da UFLA trabalha o ano todo em ações institucionais para o combate ao Aedes. Contudo, neste período de chuvas, é necessário redobrar a atenção.

É fundamental que todos estejam atentos à identificação de ambientes que possam favorecer o desenvolvimento do mosquito.

Alerta

Em 2019, até o momento (dados atualizados em 11/2):

Minas Gerais registrou 17.860 casos prováveis de dengue.

Quatro óbitos em investigação para dengue.

Foram registrados 92 casos prováveis de Zika.

Em relação à Febre Chikungunya, 317 casos prováveis da doença.

Ações

Retire o lixo do ambiente

Elimine recipientes que acumulem água

Coloque areia em pratos de plantas

Retire sacos plásticos, latas, garrafas e pneus do ambiente

Solicite limpeza de calhas entupidas com folhas

Verifique periodicamente as bandejas de ar condicionado e geladeira.

Verifique e retire água acumulada em bromélias

Tampe as caixas d’água

Revise periodicamente as estufas e casas de vegetação

Realize campanhas em nossos locais de trabalho

Oriente a comunidade acadêmica

Comunique as chefias a necessidade de providências administrativas

A PREVENÇÃO DEPENDE DE TODOS E É A ÚNICA SOLUÇÃO!

#UFLAporUmMundoMelhor

Minuto da Saúde e Coordenadoria de Prevenção de Endemias, com informações do Ministério da Saúde.