PRESTAÇÃO DE CONTAS

Publicado Relatório de Gestão com resultados da UFLA em 2018

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 03 Abril 2019 16:42 | Última Atualização: Quinta, 04 Abril 2019 21:54
Gentileza solicitar descrição da imagem

Está disponível para consulta pública o Relatório de Gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) referente ao ano de 2018. O documento integra o processo de prestação de contas da Universidade, que atende a orientações do Tribunal de Contas da União (TCU). Neste ano, o TCU propôs a inclusão de um novo modelo de relatório, que visa a alcançar prioritariamente a sociedade, utilizando linguagem acessível, projeto gráfico atrativo, além de conteúdo com foco em resultados e na transparência das ações. O novo formato é considerado uma evolução do processo de prestação de contas.

O relatório consolidado pela UFLA apresenta, na abertura, um texto do reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, e da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, com o balanço geral do ano, incluindo conquistas, desafios e perspectivas futuras. O leitor também pode compreender mais sobre a estrutura de gestão e de governança da Universidade, conhecer o organograma, a missão e a visão institucionais, a cadeia de valor (com atividades estratégicas, finalísticas e de apoio), as ações de gestão de riscos e os principais resultados, detalhados por pró-reitoria.

No conteúdo relativo à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), por exemplo, é possível verificar o aumento no número de atendimentos psicológicos aos estudantes, especialmente após a estruturação do serviço de plantão psicológico. Outro dado que chama atenção é o número de eventos técnico-científicos promovidos na UFLA e registrados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec): foram mais de 25 mil participantes em eventos no ano de 2018. Na área de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP), o leitor pode consultar, por exemplo, o número de cursos de capacitação ofertados e o número de participantes. Na área do Ensino, com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), entre os números estão os que mostram o crescimento na participação dos professores nas atividades de formação e aqueles que tratam da redução da evasão nos cursos de graduação, resultantes de diferentes ações de aperfeiçoamento.

Dados da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra) quantificam, por exemplo, o crescimento da área construída no câmpus e apresentam os resultados das iniciativas de gestão ambiental e informações sobre a implantação do projeto de eficiência energética. Na Pesquisa (PRP), uma das informações é sobre a evolução de artigos científicos publicados por grupos de pesquisa da UFLA e registrados na plataforma Lattes. Foram mais de 1.300 em 2018. O crescimento da Pós-Graduação (PRPG) também é verificado. O número de estudantes da pós-graduação era 1.599 em 2010 e chegou a 2.612 em 2018 – crescimento de 63%. Também é possível, por exemplo, consultar, na área de Planejamento e Gestão (Proplag), a distribuição de recursos feita em 2018, englobando obras, compra de equipamentos, aquisição de livros e outros investimentos.

O relatório integrado mostra como a liderança e o controle de uma organização conduzem à geração de valor, em curto, médio e longo prazos, considerando o ambiente externo em que a organização está inserida. De acordo com o reitor da UFLA, a geração de valor deve ocorrer por meio de resultados que gerem o bem-estar social, satisfazendo as necessidades de interesse público. “O alcance desses resultados tem sido potencializado por meio da estrutura de governança e de gestão da UFLA, que permitem alocar os recursos públicos de modo íntegro, transparente, econômico, efetivo e por rigoroso respeito às leis. Essa dinâmica tem proporcionado um crescimento sustentável da Universidade nos últimos anos e contribuído para o desenvolvimento econômico do País”, avalia.

Além do relato integrado, materializado nesse novo modelo de documento, o TCU orientou, ainda, que as unidades prestadoras de contas (UPC) elaborassem e apresentassem as mesmas peças que compuseram as contas do exercício anterior. Por esse motivo, e visando promover  transparência total à prestação de contas de 2018, a Direção Executiva da UFLA optou por elaborar o Relatório de Gestão em formato estendido, como feito em anos anteriores. Esse segundo relatório foi encaminhado aos Conselhos Superiores para a deliberação, com base em informações mais detalhadas, e está disponível na página de acesso à informação da UFLA.

Para alcançar sua missão e seus objetivos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a UFLA norteia-se por seu planejamento estratégico, congregado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado com a participação da comunidade universitária. Esse planejamento passa por controle e monitoramento de desempenho, por meio da verificação do cumprimento de metas e objetivos, bem como dos resultados apurados com indicadores pré-estabelecidos.

A elaboração dos relatórios de gestão apresentados ao TCU é coordenada pelo assessor de Governança e Gestão da UFLA, Adriano Higino Freire, e envolve a participação de todos os integrantes da Direção Executiva da Instituição.

Acesse os relatórios:

Relatório de Gestão (Relato Integrado)

Relatório de Gestão (Estendido)