QUALIFICAÇÃO

Equipe do Núcleo de Saúde Mental da UFLA participou da Jornada de Psiquiatria do Sul de Minas

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 08 Abril 2019 17:50 | Última Atualização: Segunda, 08 Abril 2019 17:55
Gentileza solicitar descrição da imagem
Jornada de Psiquiatria foi realizada em Varginha, com a presença de 5 profissionais da UFLA.

Buscando novas informações para o aperfeiçoamento constante dos serviços do Núcleo de Saúde Mental da Universidade Federal de Lavras (NSM/UFLA), cinco integrantes da equipe participaram da VI Jornada de Psiquiatria do Sul de Minas, realizada em Varginha (MG) nos dias 5/4 e 6/4. Suicídio foi o tema central do evento, contemplado em todas as palestras.

O Núcleo de Saúde Mental foi inaugurado na UFLA em março e está inserido na estrutura da Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). O serviço é voltado essencialmente a estudantes de graduação e pós-graduação, sem distinção por vulnerabilidade socioeconômica, e tem o objetivo de dar suporte a esse público em suas demandas relacionadas aos desafios da vida universitária. Durante todo o horário de atendimento, a equipe do NSM dedica-se integralmente a projetos e acolhimentos que buscam contribuir para a boa qualidade de vida no ambiente universitário.

Três psicólogos e um psiquiatra atuam no NSM, com atendimentos de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. O estudante que precisa recorrer ao serviço pode fazer o agendamento presencial, pela manhã, para o atendimento no Plantão Psicológico, que ocorre no mesmo dia do agendamento. Há capacidade de atendimento para 44 pessoas por semana no Plantão. A partir desse primeiro atendimento, os profissionais avaliam a necessidade de encaminhamento do estudante a outras modalidades de atendimento, como o aconselhamento psicológico ou ao psiquiatria. Farmacêuticos também colaboram com o NSM, com orientações em casos de tratamento medicamentoso. A maior aposta da nova estrutura, entretanto, são os projetos de ações preventivas e as ações em grupo.