Ir direto para menu de acessibilidade.
Apoio à pesquisa científica

Projeto da UFLA é contemplado em chamada pública do Instituto Serrapilheira

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 29 Abril 2019 11:04 | Última Atualização: Segunda, 29 Abril 2019 17:50

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve um trabalho contemplado na chamada pública do Instituto Serrapilheira, que buscou identificar pesquisas que fizessem perguntas fundamentais, criativas e audaciosas nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática.

Foram 24 trabalhos selecionados que terão o recurso de até R$ 100 mil para desenvolver as suas pesquisas. Participaram da seleção 662 projetos. A avaliação foi feita por cientistas de diversos países.

Na UFLA, o projeto selecionado foi do professor Daniel Furtado Leite, do Departamento de Automática (DAT): Similaridade, Agregação e Aprendizado de Fluxos de Dados Heterogêneos: Em direção a uma Maior Autonomia e Flexibilidade da Inteligência Artificial. De acordo com Daniel, o objetivo da pesquisa é tornar as máquinas mais inteligentes e capazes de lidar e raciocinar a partir de diferentes tipos de incertezas e grandes volumes de dados em tempo real.

O professor explica que o projeto propõe novos métodos para granulação do espaço e do tempo visando o aprendizado autônomo (sem intervenção humana) de máquinas, softwares, dispositivos móveis e robôs. “Os métodos possuem características particulares que os tornam diferentes de quaisquer outros métodos de inteligência artificial. A ideia é acomodar a essência de fluxos de dados heterogêneos (numéricos, intervalares, estatísticos e fuzzy) em uma representação granular compacta”, afirma.  Professor Daniel no Laboratory of Control Systems and Cybernetics, da University of Ljubljana, como pesquisador visitante

Em junho haverá um encontro presencial dos 24 selecionados para o início dos projetos. Os pesquisadores terão flexibilidade para utilizar os recursos da forma que julgarem mais conveniente para o desenvolvimento das pesquisas. Após um ano, os projetos serão reavaliados e até três poderão receber até R$ 1 milhão, por três anos. O apoio pode ser renovado anualmente. Além do apoio financeiro, haverá treinamentos, workshops e eventos de integração, como o “Encontros Serrapilheira”, realizado anualmente. 

 

 

Atualmente, Daniel está como pesquisador visitante na University of Ljubljana, Eslovênia

Laboratory of Control Systems and Cybernetics.

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.