EVENTOS NOS PRÓXIMOS DIAS

Núcleo de Saúde Mental lança projetos de interação com a comunidade acadêmica – confira a agenda

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 02 Mai 2019 10:10 | Última Atualização: Quinta, 02 Mai 2019 17:35
Gentileza solicitar descrição da imagem

Avançando na tarefa de oferecer um suporte aos estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no âmbito da assistência estudantil, o Núcleo de Saúde Mental (NSM), inaugurado em março, lança neste mês uma série de projetos e ações coletivas para tratar dos desafios da vida universitária e da vida em sociedade.

Os projetos são coordenados pela equipe do NSM, formado por psicólogos, psiquiatra e outros colaboradores. As iniciativas de trabalho com grupos terão realização periódica e são a prioridade do NSM. De acordo com a coordenadora de Saúde, professora Kátia Poles, as várias experiências feitas na UFLA com rodas de conversa e outras iniciativas de participação coletiva têm demonstrado resultados promissores. “Considero que a geração de hoje está mais aberta à discussão; na verdade, querem espaço para discutir e refletir sobre as questões que impõem dificuldades à vida acadêmica. A saúde mental está deixando de ser um tabu”, avalia.

Confira a programação:

saudemental

Acesse aqui para fazer inscrição no projeto "Longe de Casa"

Além das campanhas que vêm sendo realizadas na UFLA sobre o tema - e dos projetos que terão início neste mês - o NSM acolhe demandas individuais de atendimento dos estudantes, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. O estudante que precisa recorrer ao serviço pode fazer o agendamento presencial, pela manhã, para o atendimento no Plantão Psicológico, que ocorre no mesmo dia do agendamento. A capacidade de atendimento é para 44 pessoas por semana no Plantão. A partir desse primeiro atendimento, os profissionais avaliam a necessidade de encaminhamento do estudante a outras modalidades de atendimento, como o aconselhamento psicológico ou ao psiquiatra. Ao todo, são cerca de 74 atendimentos por semana pelos psicólogos e mais 30 pelo psiquiatra.

Em 2018, a Praec registrou 1693 atendimentos individuais pelos psicólogos e 1296 pela psiquiatria. Foram 11 atendimentos de grupos, número que deve aumentar bastante em 2019, com os novos projetos. O Plantão Psicológico, iniciado em outubro de 2018, gerou 132 atendimentos até dezembro.  “Acreditamos que a saúde mental precisa ser cuidada como a saúde de maneira geral. Da mesma forma que devemos ter uma alimentação saudável e praticar atividade física, precisamos cuidar da nossa mente de maneira contínua e não só nos momentos de crise”, defende Kátia Poles, ao comentar a importância do serviço.

A perspectiva é que se desenvolvam futuras parcerias do NSM com instituições e profissionais do município para ampliar e diversificar os serviços oferecidos. Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, o NSM representa a consolidação de um trabalho que vem sendo feito desde 2017, que objetiva aprimorar todos os serviços de saúde da pró-reitoria, levando em conta as necessidades e a realidade de nossa comunidade universitária.