CIÊNCIA NA PRAÇA

Informações sobre pesquisas da UFLA foram compartilhadas com lavrenses no domingo (5/5)

Escrito por DCOM | Publicado: Segunda, 06 Mai 2019 15:23 | Última Atualização: Quarta, 08 Mai 2019 15:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

Famílias, crianças e adultos encontraram conhecimento científico na programação desse domingo (5/5), na Praça Doutor Augusto Silva, em mais uma edição do “Ciência na Praça”, evento promovido pela Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O público presente pôde levar para casa as edições da revista de jornalismo científico “Ciência em Prosa”. A iniciativa integra as ações do Núcleo de Divulgação Científica da DCOM, e tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O projeto teve início no final de 2016, com o objetivo de popularizar o conhecimento científico. Até o momento, mais de 200 reportagens sobre pesquisas científicas já foram realizadas e duas edições da revista foram publicadas.

cienciapraca2A ação contou com a presença de professores e pesquisadores do Centro de Estudos em Biologia Subterrânea (Cebs), e do programa internacional de Biofortificação de Alimentos HarvestZinc. Ambos os projetos foram capa da Ciência em Prosa. Na oportunidade, eles falaram sobre as pesquisas realizadas pela UFLA em suas respectivas áreas, mostrando como a ciência se aplica ao dia a dia das pessoas.

Para o professor Rodrigo Lopes Ferreira, do Departamento de Biologia (DBI/ UFLA), é preciso criar formas para que as pesquisas não fiquem restritas ao ambiente acadêmico e cheguem até a população. “Se as pessoas não souberem o que estamos fazendo como é que a universidade vai ser valorizada? Esse tipo de espaço para divulgação da ciência é muito importante, e mais e mais professores precisam se envolver nesse tipo de divulgação”, avalia.

O professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, do Departamento de Ciência do Solo (DCS/UFLA), elogiou a iniciativa e disse que o pesquisador deve dar esse retorno à população. “Precisamos fazer a divulgação daquilo que a gente produz, da importância que isso têm para o nosso dia a dia, para nosso bem-estar econômico e social. A UFLA contribui e tem muito a contribuir com a sociedade, e essa iniciativa de divulgar a ciência é muito admirável”, disse.

Quem passou pelo stand aprovou a iniciativa: “essa é uma experiência fantástica para todos nós, porque estamos sempre em evolução, descobrindo sempre novas técnicas, e é importante essa divulgação da UFLA, que está entre as primeiras universidades do Brasil. Vocês estão de parabéns”, disse a aposentada Emilce Maranha. Maria da Graça também afirma ser importante ficar a par dessas notícias: “eu acho importantíssimo para povo entender as coisas boas que vem da Universidade”.

Clique para ver as imagens do evento.

Texto e revisão: Karina Mascarenhas e Ana Eliza Alvim

Fotos: Luiz Felipe Santosa, Maiqui Ferreira e Greicielle Santos.