PELO MEIO AMBIENTE

Diretoria de Meio Ambiente da UFLA promove treinamento para colaboradores terceirizados

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Quinta, 09 Mai 2019 16:06 | Última Atualização: Quinta, 09 Mai 2019 16:12
Gentileza solicitar descrição da imagem

Entre os dias 8 a 10/5 a Diretoria de Meio Ambiente da Universidade Federal de Lavras (DMA/UFLA) está promovendo, no Anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação, o treinamento “Gestão Ambiental na Prestação de Serviço de Limpeza”.  O objetivo é abordar temas como  economia de água e energia, gestão de resíduos e segurança no trabalho. O treinamento mobiliza cerca de 160 colaboradores terceirizados.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) já se destaca em suas iniciativas de sustentabilidade e gestão ambiental, e por isto a Diretoria de Meio Ambiente (DMA) estuda a dinâmica da Universidade constantemente para identificar e melhorar o processo de reciclagem.

Para o vice-diretor da DMA Diego de Freitas, o momento é de renovar a gestão de resíduos da Instituição,e a equipe de manutenção de limpeza está diretamente ligada a esses processos. “Para que eles possam atuar e colaborar, é necessário que recebam todas as informações. Então surgiu a ideia de fazer o treinamento com os funcionários da limpeza”.

A gestão de resíduos da UFLA está sendo adequada. Só este mês estão sendo instalados 80 conjuntos de leixeiras, para materiais recicláveis (verde) e outra para lixo não reciclável (cinza). Outra mudança também será na cor dos sacos de lixo. Todo lixo de rejeito comum será identificado com o saco de lixo preto, e todo lixo reciclável será identificado com o saco de lixo azul.  Segundo Diego Freitas, essa troca irá facilitar o descarte e também o recolhimento da equipe da limpeza.

Para a colaboradora terceirizada Simone Maria Aparecida Apolinário, o treinamento foi excelente e as informações foram de grande aprendizado, principalmente sobre as questões da reciclagem. “Vou chegar nos departamentos e pedir a colaboração de todos, para jogarem o lixo na lixeira correta. Esses treinamentos devem ser realizados sempre, para aprendermos mais”.

Texto: Melissa Pereira, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig