Ir direto para menu de acessibilidade.
Saúde Mental

Comunidade acadêmica participa de palestra sobre Saúde Mental na UFLA

Escrito por DCOM | Publicado: Terça, 14 Mai 2019 15:15 | Última Atualização: Terça, 14 Mai 2019 15:49
professora Katia e palestrante

Dezenas de pessoas compareceram nesta segunda-feira (13/5) a mais uma ação promovida pelo Núcleo de Saúde Mental (NSM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), desta vez no Anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação (DCC).

A palestra "Afinal, o que é Saúde Mental?" foi ministrada pelo psicólogo e psicanalista lavrense Diego Luís Silva. O especialista falou sobre aspectos importantes para manter a saúde mental e a importância de conhecer a si próprio para ter foco e conquistar seus objetivos. Diego enalteceu a iniciativa da UFLA ao se preocupar com a saúde metal de sua comunidade. “Ter abertura dentro de uma universidade para discutir temas como este é um exemplo a ser seguido por outras instituições. Esse envolvimento é se mostrar atento às demandas necessárias para nosso dia a dia. Essa preocupação da UFLA com o outro é muito valiosa”, disse.

De acordo com a coordenadora de Saúde, professora Kátia Poles, pensar em saúde mental é também falar em prevenção. “Não é só o adoecimento, é preciso pensar na perspectiva do que é saudável, e isso é uma construção diária com o envolvimento do próprio sujeito em sua saúde, no seu bem-estar e na sua vida. Ficamos felizes de trazer este tema e as pessoas comparecerem.”

Entre jovens, adultos e idosos presentes na palestra, a iniciativa de promover o tema foi bem aceita: "achei extremamente válida a oportunidade que a Universidade nos trouxe. Em meio à rotina, falar e discutir sobre um assunto que muitas vezes passa despercebido é importante, comentou o estudante de medicina Luís Otávio Campos. Já para  Ana Luiza Moreira  Franco Luiz, também estudante, a palestra serviu para refletir sobre aspectos importantes da vida, como a questão de delegar aos outros o próprio sofrimento. Além disso, segundo ela, o que mais chamou sua atenção foi que muitas pessoas não querem escutar o outro, mas sim competir.

 

Reportagem : Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção