Perfil dos estudantes das ifes

Andifes divulga pesquisa com perfil dos graduandos – maioria tem baixa renda, é preta ou parda e estudou em escola pública

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 17 Mai 2019 15:47 | Última Atualização: Sexta, 17 Mai 2019 15:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) divulgaram nessa quinta-feira (16/5) a V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais. Os dados foram levantados junto a 424.128 estudantes nas instituições de todo o Brasil, entre fevereiro e junho de 2018.

O levantamento mostra que 70,2% dos estudantes são de famílias com baixa renda - 26,61% dos alunos têm renda per capita de até meio salário mínimo, 26,93% de até um salário mínimo, e 16,61% de até um salário e meio.

Pela primeira vez, a soma de pretos e pardos corresponde à maioria dos estudantes, representando 51,2% do total. No total, 43,3% dos estudantes são brancos, 39,2% são pardos, 12% são pretos, 2,1% são amarelos, 0,9% são indígenas, e não há informações de 2,5%.

O número de estudantes que cursaram o Ensino Médio exclusivamente em escola pública cresceu em comparação à pesquisa de 2014: são 60,4% do total. Ao se incluir os estudantes que passaram mais tempo na rede de educação pública que privada, o índice sobe para 64,7%. O número de mulheres, que já era maior em 2014, também aumentou – passou de 52,4% para 54,6% do total de estudantes.

A maioria dos estudantes vem de famílias em que os pais fizeram, no máximo, o Ensino Médio. 62,7% dos alunos da graduação têm mães que não cursaram o nível superior e 66,2% têm pais na mesma situação.

A pesquisa aprofunda em informações como perfil familiar, renda, vulnerabilidade, a vida do estudante, entre outras características e informações que definem o perfil socioeconômico dos graduandos, nas diferentes regiões do País.

Confira os dados da V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais.