Departamento de Nutrição realiza a primeira defesa do Programa de Pós-Graduação

Escrito por DCOM | Publicado: Segunda, 27 Mai 2019 11:31 | Última Atualização: Segunda, 27 Mai 2019 11:32
estudante e banca posam para fotos

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou, na sexta-feira (24/5), a sua primeira defesa de dissertação. O evento contou com a presença do Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, que destacou a importância do início das defesas para a avaliação do programa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “A partir do momento que o programa começa a ter a sua rotatividade, desenvolve-se o fluxo de formação e obviamente desencadeia as publicações e avaliações necessárias para a avaliação da Capes”. Rafael lembrou que neste ano, iniciaram na UFLA mais oito programas de pós-graduação e que a Direção Executiva está empenhada a dar o melhor aporte mesmo diante do atual cenário.

O curso de graduação em Nutrição na UFLA iniciou no segundo semestre de 2009, lotado inicialmente no Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA). Com o crescimento do curso, em dezembro de 2014, houve a criação do Departamento de Nutrição (DNU) que conta atualmente com 19 professores. O chefe de Departamento, professor Wilson César de Abreu, falou sobre a importância da pós-graduação para o curso. “Os alunos têm a oportunidade de permanecer na UFLA por mais um tempo, além disso, esses discentes da pós dão suporte na graduação, o que contribui para melhorar a qualidade do curso”. defesa DNU

O Programa Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS) teve início no segundo semestre de 2017, e conta atualmente com 42 estudantes matriculados, 13 docentes permanentes e três colaboradores. Envolve os departamentos de Nutrição (DNU), Educação Física (DEF), Ciências da Saúde (DSA) e Ciência de Alimentos (DCA). Para a coordenadora adjunta do mestrado, professora Isabela Coelho de Castro, é uma satisfação iniciar as defesas “estamos muito contentes por esta primeira de uma série de defesas até agosto, e ver o resultado deste trabalho com uma qualidade excelente apesar dos cortes, é muito satisfatório. ”

A primeira dissertação foi intitulada “Viabilidade Econômica Versus Nutricional: comparação do potencial antioxidante de barras proteicas de diferentes custos de produção”, de autoria de Ana Paula Alves Mendes sob orientação do professor Michel Cardoso de Angelis Pereira. Para Ana Paula, que defendeu a sua pesquisa com antecedência de três meses, foi uma grande felicidade participar deste momento importante para o curso. “É uma mistura de sentimentos, a alegria de estar concluindo mais uma etapa, mas também uma responsabilidade de ser a primeira a apresentar. Tenho muita gratidão à UFLA que me recebeu de portas abertas, só tenho que a agradecer ao corpo docente, aos funcionários e dizer que foi um imenso aprendizado”. O projeto teve apoio da agência de fomento Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e foi realizado em parceria com o professor João de Deus Carneiro, do Departamento de Ciência de Alimentos (DCA).

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig